Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-10-2013

Estrangeiros ganham sem trabalhar por falta de registro, dizem ministros
Padilha e Ideli foram � C�mara pedir aprova��o da MP do Mais M�dicos. Segundo eles, conselhos demoram a dar registro para 300 estrangeiros
Estrangeiros ganham sem trabalhar por falta de registro, dizem ministros

Os ministros da Sa�de, Alexandre Padilha, e da Secretaria de Rela��es Institucionais, Ideli Salvatti, afirmaram nesta ter�a-feira (8), ap�s reuni�o com l�deres da base governista na C�mara, que a demora dos conselhos de medicina para conceder registro provis�rio a estrangeiros faz com que 300 de 600 m�dicos de outros pa�ses estejam ganhando sem trabalhar.

Os dois ministros foram � C�mara para pedir que a medida provis�ria do programa Mais M�dicos seja aprovada nesta ter�a conforme a vers�o votada na comiss�o especial que tratou do assunto no Congresso. Se aprovada pelo plen�rio da C�mara, a MP seguir� para o Senado.
A comiss�o incluiu no texto original do governo um artigo que d� ao Minist�rio da Sa�de a autoriza��o para conceder registros provis�rios a m�dicos estrangeiros. Atualmente o registro � concedido pelos conselhos regionais de medicina, que t�m resist�ncia ao programa.

"Dos mais de 600 m�dicos que vieram de outros pa�ses, mais da metade est� sem registro pelos conselhos regionais de medicina. Ou seja, j� est�o no munic�pio, j� est�o recebendo ajuda financeira e j� poderiam estar atendendo a popula��o", afirmou Ideli.

Os profissionais que ingressam no Mais M�dicos recebem uma bolsa de R$ 10 mil por m�s. De acordo com o ministro Alexandre Padilha, os 300 selecionados que ainda n�o possuem registro j� foram avaliados e entregaram a documenta��o necess�ria aos conselhos.

Segundo ele, a nova vers�o da MP prev� que a fun��o de fiscalizar a atua��o dos m�dicos continuar� a pertencer aos conselhos regionais.

"Eles j� est�o nos munic�pios, j� est�o recebendo a bolsa do primeiro m�s, mas n�o podem exercer plenamente a aten��o b�sica. Para acelerar isso, a comiss�o especial passou para o minist�rio a obriga��o de dar o registro, sem tirar a compet�ncia de fiscaliza��o do conselhos regionais", afirmou.

O ministro tamb�m voltou a destacar que o m�dico estrangeiro participante do Mais M�dicos s� pode atuar no �mbito do programa, exercendo a medicina pelo Sistema �nico de Sa�de em regi�es pobres do pa�s.

"N�o podem atender em cl�nica privada, em hospital, dar plant�o fora. S� podem atuar no centro de sa�de das �reas mais pobres do pais. Como esse m�dico n�o vai ter o CRM, vai ter um registro do programa, fica mais f�cil para fiscalizarmos [e impedir] que esse m�dico n�o possa atuar em outro lugar."

Vota��o na C�mara
Nesta segunda (7), em reuni�o com a presidente Dilma Rousseff, PT e PMDB entraram em acordo para votar nesta ter�a a medida provis�ria do programa Mais M�dicos.

Segundo relatou o l�der do PT na C�mara, Jos� Guimar�es (CE), a presidente fez um apelo para que petistas e peemedebistas n�o sacrifiquem a vota��o em fun��o do projeto de lei da minirreforma eleitoral.

Na quarta passada (2), o PMDB se recusou a votar a medida antes da aprova��o do projeto da minirreforma eleitoral, cuja vota��o tamb�m foi obstru�da pelo PT.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir