Categoria Educação  Noticia Atualizada em 08-10-2013

Espírito Santo tem 72% dos cursos com nota satisfatória no Enade
Quatorze cursos universitários do estado receberam nota máxima. Trinta e seis cursos foram avaliados pelo Enade como abaixo da média.
Espírito Santo tem 72% dos cursos com nota satisfatória no Enade
Foto: g1.globo.com

O Espírito Santo teve 14 cursos universitários com nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012, divulgado nesta segunda-feira (7) pelo Ministério da Educação (MEC). No total, 72,85% dos cursos obtiveram pontuações consideradas satisfatórias. O exame monitora a qualidade das graduações em todo o país. Foram avaliados estudantes de 140 cursos de ensino superior na área de humanas de universidades, faculdades e centros universitários do estado.

As instituições são avaliadas por totais contínuos, que vão de 0 a 5 pontos, com divisão por casas decimais, e em faixas que vão de 1 a 5. Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC. Para estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de educação, é preciso tirar de 3 a 5, a nota máxima.

Além dos 14 cursos com nota máxima, 47 obtiveram nota 4. Com nota 3 estão 41 graduações. Já 36 cursos, sendo 25,71%, foram classificados pelo Enade como abaixo da média (31 com nota 2 e cinco com nota 1). Duas graduações ficaram sem nota no exame.

Entre os três cursos que mais são encontrados em faculdades do Espírito Santo, que são direito, administração e ciências contábeis, o que teve o melhor desempenho foi ciências contábeis, com 81,81% classificados como acima da média. Em seguida aparece direito com 70% dos cursos do estado com nota satisfatória, e depois administração, com 62,79%.

Ufes
Oito cursos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) foram avaliados no Enade 2012 e a maior nota foi 3, para administração, ciências contábeis e direito. Design recebeu nota 2. Publicidade e propaganda, jornalismo, ciências econômicas e psicologia tiraram nota 1.

A Ufes atribuiu o rendimento no exame ao chamado boicote, quando os universitários comparecem ao local de prova, assinam a lista presencial, mas não preenchem a avaliação.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir