Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-10-2013

Dilma manda Itamaraty dar "toda assistência" a gaúcha presa na Rússia
Ana Paula Maciel, do Greenpeace, está detida desde 18 de setembro. Ela e outros ambientalistas foram acusados de crime de pirataria.
Dilma manda Itamaraty dar
Foto: g1.globo.com

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira (10), por meio do microblog Twitter, que determinou ao ministro Luiz Alberto Figueiredo (Relações Exteriores) que dê "toda assistência" à gaúcha Ana Paula Maciel, militante da organização ambientalista Greenpeace e detida na Rússia durante um protesto em 18 de setembro.

A presidente disse que pediu a Figueiredo um "contato de alto nível" com o governo russo a fim de que seja encontrada uma "solução" para o caso da brasileira.

Ana Paula foi presa com outros 29 ativistas do Greenpeace. Eles foram acusados formalmente de pirataria depois da tentativa de invasão em uma plataforma de petróleo no Oceano Ártico, a partir de um barco do Greenpeace. A pena para este tipo de crime pode chegar a 15 anos de prisão.

Cartas
A mãe de Ana Paula, a transportadora escolar Rosângela Maciel, disse nesta quinta (10) que recebeu cartas da filha. Ela disse que Ana Paula teve a "sorte" de ficar em uma casa de detenção onde é "bem tratada", ao contrário de outros detidos.

"Como o grupo dos ativistas foi dividido, a Ana teve sorte de ficar nessa casa de detenção onde podemos dizer que está sendo bem tratada. Pelo que o advogado (do Greenpeace) nos falou, o outro grupo está recebendo um tratamento bem ruim", disse Rosângela.

As cartas foram escaneadas e encaminhadas pelo Itamaraty por e-mail à administradora Telma Maciel, irmã de Ana, nesta segunda-feira (7). "Na maneira do possível ela está bem. Não está sendo maltratada. Disse que sai para caminhar uma hora por dia, e que o Greenpeace está dando toda a assessoria da parte higiênica e coisas para eles comerem fora do horário. O Greenpeace está fazendo tudo que você possa imaginar. Ela está tentando, na maneira do possível, passar o tempo lendo e escutando música", disse Rosângela.

Rosângela também desabafou sobre a notícia divulgada pela polícia russa, de que foram encontradas drogas dentro do Arctic Sunrise. Segundo ela, não eram narcóticos, mas medicamentos usados em caso de eventualidades quando a tripulação ficava em alto mar. Os remédios ficavam guardados em um armário e apenas o médico tinha acesso.

"Este armário foi arrombado e eu fico imaginando o que eles fizeram nesse navio. Se a polícia chega em uma casa e não tem ninguém, e eles têm a liberação do juiz, vão arrombar a porta. Mas eles estavam no navio, porque não foram ver quem tinha a chave? Estão querendo torcer a situação porque fizeram uma bobagem", afirmou.

O comitê de investigação com sede em Moscou indicou, em um comunicado, ter achado na embarcação produtos entorpecentes, aparentemente dormideira (papoula) e morfina, assim como equipamentos tecnológicos suspeitos. Esses equipamentos tinham "um duplo propósito e poderiam ser utilizados não apenas para fins ecológicos", acrescenta o comitê.

"Qualquer declaração de que drogas ilegais foram encontradas no navio é pura invenção", respondeu o Greenpeace em nota. A organização diz que mantém uma rigorosa política contra drogas recreativas a bordo dos seus navios. "Antes de deixar a Noruega rumo ao Ártico russo, o navio foi vistoriado inclusive por um cão farejador, como norma padrão.

Perfil
A bióloga Ana Paula Maciel, de 31 anos, morava em Porto Alegre e faz parte do Greenpeace desde 2006. Ela já foi detida em outras duas manifestações da ONG.

No mesmo ano em que entrou no Greenpeace, a brasileira foi detida em Santarém, no Pará, após participar do bloqueio do porto de carga e descarga de soja da empresa multinacional Cargill. Na ocasião, eles protestavam contra a destruição da Amazônia e o avanço das plantações de soja na região.

Em 2009, Ana Paula foi detida durante uma ação no Caribe. O Greenpeace não soube precisar quantos dias ela ficou presa nas duas vezes, mas afirmou que foram "poucos dias".

O Greenpeace informou que a brasileira integra atualmente a tripulação fixa da embarcação Arctic Sunrise, utilizada para ações ambientais na região do Ártico. Longe do Brasil desde o dia 11 de junho, a previsão inicial era de Ana Paula voltar ao país no fim de outubro.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir