Categoria Policia  Noticia Atualizada em 10-10-2013

Professores das redes municipal e estadual fazem novo protesto no Rio
Manifesta��o deve seguir at� os pal�cios Guanabara e da Cidade. Greve dos professores come�ou no dia 8 de agosto.
Professores das redes municipal e estadual fazem novo protesto no Rio
Foto: g1.globo.com

Professores e funcion�rios das redes estadual e municipal de educa��o faziam um protesto na Zona Sul do Rio por volta das 13h desta quinta-feira (10). Os profissionais est�o em greve desde o dia 8 de agosto. Na manh� desta quinta, os servidores da Faetec aproveitaram o ato para votar pela continuidade da greve.

estava interditado na Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras. Tamb�m havia reflaxos nas ruas das Laranjeiras e do Catete, que estavam com tr�nsito lento.

Por volta das 13h30, houve um princ�pio de confus�o entre policiais militares e manifestantes. Um grupo que estava colando cartazes e pichando tapumes de uma ag�ncia banc�ria na Rua das Laranjeiras discutiu com PMs que impediram a a��o.

No mesmo hor�rio, o grupo caminhava em dire��o ao Pal�cio Guanabara. Segundo os profissionais, o objetivo � seguir at� a sede do governo estadual e depois at� o Pal�cio da Cidade, em Botafogo, sede do poder municipal.

Em assembleia realizada na quarta-feira (9), os professores da rede municipal do Rio tamb�m decidiram pela continuidade da greve. "A greve continua, prefeito a culpa e sua", foi a afirma��o feita pelos professores e funcion�rios municipais durante a vota��o na assembleia.

Sobre a seguran�a da categoria durante os atos, a coordena��o do Sindicato Estadual de Professores do Rio (Sepe) afirmou que a categoria ficar� mais atenta aos infiltrados nas manifesta��es. "A gente vai observar melhor e ficar de olho nos infiltrados, inclusive policiais a paisana, para estimular a viol�ncia. Nossa categoria � mais feminina, estamos orientando para tomarem mais cuidado com a seguran�a. A gente respeita todos os apoios. A quest�o do reajuste salarial n�o � nosso foco principal e sim a quest�o pedag�gica", afirmou Marta Moraes, coordenadora do sepe.

Viol�ncia nos protestos
O Sindicato dos Profissionais de Educa��o do Rio (Sepe-RJ) informou nesta quarta-feira (9) que, por causa da viol�ncia policial, os professores est�o com medo de participar das manifesta��es.

No entanto, o Sepe destacou que, apesar de n�o compartilhar com atos de viol�ncia, aprova o apoio "incondicional" de outros segmentos da popula��o, como os Black Blocs. "Quanto aos Black Blocks, eu sou grato a esses garotos", disse um dos professores. Eles afirmaram que, apesar de utilizarem m�todos diferentes, que o apoio � causa � bem-vindo.

O apoio a outros grupos foi declarado na quarta-feira pela coordenadora do Sepe Susana Gutierrez. "A assembleia aprovou o apoio de todos aqueles que queiram defender a luta em defesa da educa��o p�blica de qualidade. (Entre eles) Black Blocs, ABI, OAB, entidades sociais, movimentos sindicais. � importante a gente pontuar que � a assembleia que organiza nossos atos. N�s n�o fazemos atos de viol�ncia", disse.

Passeata
Na quarta-feira, ap�s a assembleia, centenas de professores sa�ram em passeata at� a sede da prefeitura, na Cidade Nova, fechando ruas e atrapalhando o tr�fego. Os manifestantes chegaram l� por volta das 15h.

Segundo Ivanete Concei��o da Slva, uma das coordenadoras gerais do Sepe, h� interesse em negociar, mas a responsabilidade � da prefeitura. "A responsabilidade � do governo para que o ano letivo continue. Ainda n�o temos uma proposta de reposi��o, mas garantimos que o conte�do ser� ensinado assim que as aulas sejam retomadas".

Paes pede que professores n�o "radicalizem tanto" para greve terminar
Na tarde de ter�a-feira (8), representantes de conselhos dos profissionais da educa��o se com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, para conversar sobre a greve. A reuni�o ocorreu no Pal�cio da Cidade em Botafogo, na Zona Sul. Segundo a assessoria do prefeito, apesar do estado de greve, cerca de 91% dos professores j� est�o dando aulas nas institui��es. Paes confirmou o corte de ponto dos grevistas, que ser� feito de forma retroativa desde o dia 3 de setembro.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir