Categoria Educa�ão  Noticia Atualizada em 17-10-2013

Estudante de Aracaju lidera ranking do simulado final do Enem
Jandson Pires, de 17 anos, fez 784,75 no simulado "Geekie Games". Jovem quer entrar em medicina na Universidade Federal do Sergipe.
Estudante de Aracaju lidera ranking do simulado final do Enem
Foto: g1.globo.com

O estudante Jandson Pires de Oliveira, de 17 anos, aparece nesta quinta-feira (17) em primeiro lugar no ranking do simulado final do Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem) pela plataforma "Geekie Games - O desafio do Enem". Aluno do terceiro ano do ensino m�dio do Col�gio de Excel�ncia Master, de Aracaju (SE), Jandson obteve uma m�dia final de 784,75 pontos nas quatro �reas de conhecimento (ci�ncias humanas, ci�ncias da natureza, matem�tica e linguagens) do simulado gratuito feito pela internet.

A plataforma calcula as notas de cada uma das provas do simulado final de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesmo m�todo usado no Enem, e faz a m�dia das quatro provas.

O Enem ser� realizado nos dias 26 e 27 de outubro.
Jandson se destacou na prova de matem�tica, com 832 pontos, e obteve uma pontua��o alta nas demais provas do simulado. O jovem vai prestar o Enem para entrar no curso de medicina da Universidade Federal do Sergipe (UFS) e est� estudando diariamente desde o come�o do ano.

Jandson leva a s�rio o Enem desde o in�cio do ensino m�dio. Ele fez o exame do MEC em 2001 e em 2012. Com a nota obtida no ano passado, se inscreveu no vestibular da UFS no meio do ano e acabou sendo convocado na quarta chamada. Como n�o tinha conclu�do o ensino m�dio, sua matr�cula na universidade foi barrada. A fam�lia entrou na Justi�a para que a UFS aceitasse sua matr�cula. O caso est� em segunda inst�ncia. "Quero poder fazer uma boa prova no Enem para entrar deste vez de forma mais direta", diz Jandson.

VEJA OS DEZ PRIMEIROS COLOCADOS DO SIMULADO FINAL DO ENEM (at� 17/10)
Pos. Estudante Escola UF Pontos
1�) Jandson Pires de Oliveira Centro de Excel�ncia Master SE 784,75
2�) Lucas Vaz de Castro Oliveira Instituto Antoine Lavoisier de Ensino PI 772,75
3�) Jos� Alves de Souza Arag�o Col�gio Salesiano Dom Bosco RN 772,00
4�) Franciele Ara�des EE Antonio Marques MG 770,00
5�) Ellon Bernardes Col�gio Sapiens PA 767,00
6�)
Paula Frudit Col�gio Bandeirantes SP 766,75
Camila Melo Col�gio Atena MG 766,75
8�) Gabriel Silva Garcia Col�gio Salesiano Dom Bosco MS 764,01
9�) Laila Schluter Escola Alem� Corcovado Experimental RJ 763,75
10�) Heitor Kalil Centro Educacional de Niter�i RJ 763,50


O simulado final ajudou Jandson a detectar seus pontos fracos. "Fiz cada prova em menos de duas horas. J� conhecia as quest�es do Geekie, t�m o estilo do Enem, s�o quest�es muito bem feitas." Ele afirma que a plataforma apontou como ponto fraco as varia��es lingu�sticas na prova de linguagens. "N�o imaginava que eu teria problemsa neste tema, estou focando meus estudos agora esta �rea."

Jandson tamb�m faz um curso de reda��o desde o in�cio do ano para aprender t�cnicas de disserta��o. Tamb�m acompanha os notici�rios para se manter bem atualizado. "Eu tamb�m refiz todas as provas do Enem de 1998 a 2012, inclusive os exames aplicados nas unidades prisionais."

Simulado do Enem
Est� dispon�vel na plataforma "Geekie Games - O desafio do Enem" o simulado final feito nos mesmos moldes do Exame Nacional do Ensino M�dio. At� o �ltimo dia do Enem, que ser� realizado nos dias 26 e 27 deste m�s, os estudantes poder�o testar seus conhecimentos em uma simula��o das provas do exame do MEC.As inscri��es para o simulado est�o abertas, a participa��o � gratuita e feita inteiramente pela internet.

S�o quatro provas de 45 quest�es cada nas �reas do conhecimento do Enem (ci�ncias humanas, ci�ncias da natureza, matem�tica e linguagens) e o estudante ter� 2h30 para resolver cada uma das provas. Aten��o: n�o � poss�vel interromper a prova, quando o aluno come�a a responder as quest�es precisa ir at� o final. Por outro lado, o aluno pode escolher em que ordem vai fazer cada uma das quatro provas. Tamb�m pode fazer em dias e hor�rios diferentes. Ao final das quatro provas, o estudante envia as respostas e recebe o resultado imediatamente, com o n�mero de acertos e com os pontos fortes e fracos que apresentou.

O "Geekie Games" � uma realiza��o da Geekie, uma startup de tecnologia aplicada � educa��o, com divulga��o no G1, o portal de not�cias da Globo.

S� � poss�vel fazer o simulado final uma vez por inscri��o, mas quem quiser pode treinar outras quest�es na plataforma Geekie Lab, que traz exerc�cios pontuais em cada uma das �reas, aulas em v�deo e simulados. Ao final de cada treino o candidato recebe a sua pontua��o, a indica��o dos pontos fortes e pontos fracos a apresentados e um conte�do personalizado feito em cima de suas defici�ncias. Inicialmente, esta plataforma de treinos teria suas inscri��es encerradas nesta quarta, mas elas continuar�o abertas e em funcionamento junto com o simulado final.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir