Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-10-2013

Após ordem judicial, novo turno de funcionários assume refino na Replan
Novo turno rendeu os que ficaram entre quarta e sexta na refinaria. Categoria iniciou greve na madrugada de quinta e troca de turno foi afetada.
Após ordem judicial, novo turno de funcionários assume refino na Replan
Foto: g1.globo.com


Após 76 funcionários ficarem "presos" dentro da Refinaria de Paulínia (SP), Replan, por causa da greve dos petroleiros concursados, pelo menos 50 trabalhadores da Petrobras entraram na empresa às 23h de sexta-feira (18). A rendição ocorreu horas depois da saída dos que estavam trabalhando desde quarta-feira (16).

A saída do grupo na sexta-feira ocorreu depois de uma decisão judicial, já que a greve iniciada na quinta-feira (17) comprometeu a troca de dois turnos.

A Justiça determinou ainda que o Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo não impedisse a entrada de uma nova equipe na refinaria. A assessoria de imprensa do Sindipetro-SP confirmou a chegada dos trabalhadores na noite de sexta, mas não soube informar exatamente o número de funcionários que foram chamados pela refinaria.

A assessoria da Replan afirmou que está levantando as informações sobre quanto tempo os trabalhadores vão ficar na refinaria e se existe alguma previsão de rendição de turno para este sábado (19).

A adesão dos trabalhadores se mantém desde o primeiro dia de greve, segundo a Sindipetro, sendo que a maior parte envolve os operadores que trabalham na coordenação do processo de refino do petróleo. Segundo a diretoria, eles representam 33% dos 1,2 mil funcionários. A greve segue sem prazo de término.

Reinvidicações
A categoria reivindica 5% de ganho real, reposição da inflação do período, condições seguras de trabalho, fundo garantidor para os terceirizados, melhoria dos benefícios e do plano de carreiras. E, além disso, pedem o cancelamento do do leilão do campo de Libra, o primeiro do pré-sal. Na Replan, de acordo com o Sindipetro-SP, 100% dos 1,2 mil trabalhadores aderiram à greve.

Da refinaria em Paulínia saem 21% da gasolina e 25% do diesel que abastecem o mercado nacional. Entre os estados estão São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Goiânia, Distrito Federal e Tocantins. A informação do sindicato é que a produção não foi prejudicada.

Na mais recente nota enviada à imprensa, a Petrobras afirmou que tomou as medidas necessárias para evitar prejuízos às atividades da empresa e ao abastecimento do mercado mantendo as condições de segurança dos trabalhadores e da refinaria.

Replan
Segundo dados da Petrobras, a Replan é responsável pela contribuição de impostos de R$ 12,8 bilhões por ano. A refinaria fica na Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), km 132, e começou a operar em 1972. O terminal é referência para a indústria do petróleo, entre os principais produtos do terminal estão o diesel, gasolina, GLP, nafta, querosene, coque e asfalto.

Segundo dados da gerência geral da Petrobras apresentados neste ano no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em Campinas (SP), a produção mensal média de processamento de petróleo nas unidades é de 2,12 milhões de metros cúbicos, sendo 530 mil metros cúbicos de gasolina, 1,15 milhões de diesel e 70 toneladas de GLP.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir