Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-10-2013

Peixe "estranho" aparece em praia de Santos, SP, e atrai curiosos
Peixe-morcego era um dos muitos encontrados mortos na regi�o. Inc�ndio no Porto de Santos pode ter ocasionado mortandade.
Peixe
Foto: g1.globo.com

Um peixe de apar�ncia estranha foi encontrado nesta segunda-feira (21) na areia da praia de Santos, no litoral de S�o Paulo. O esp�cime, identificado como um peixe-morcego, foi fotografado por um banhista e atraiu a aten��o de curiosos que passavam pelo local. Al�m desse exemplar, milhares de outros peixes apareceram mortos ap�s o inc�ndio de grandes propor��es que atingiu seis terminais de a��car do cais santista na �ltima sexta-feira (18), mas a rela��o do acidente com a mortandade de esp�cies marinhas ainda n�o foi comprovada.

O peixe-morcego, que tem como nome cient�fico Ogcocephalus vespertilio, da fam�lia Ogcocephalida, estava na praia do bairro Aparecida. Segundo a bi�loga Carolina Pacheco Bertozzi, professora de Oceanografia do Centro Universit�rio Monte Serrat (Unimonte) e diretora do Projeto Biopesca, o inc�ndio pode n�o ter sido o �nico respons�vel pelo aparecimento do peixe. "A esp�cie � relativamente comum na Baixada Santista, sendo capturada como fauna acess�ria na pesca de arrasto. Por n�o possuir import�ncia econ�mica, os exemplares de peixes-morcegos capturados s�o devolvidos ao mar, muitas vezes j� mortos, o que pode ter ocasionado o aparecimento deste exemplar na praia", explica.

Segundo a bi�loga, a esp�cie, que pode chegar a 30,5 cent�metros de comprimento, � encontrada do Norte do Brasil at� a foz do Rio da Prata, na Argentina. "O peixe-morcego � um predador noturno, que se alimenta no fundo do mar de pequenos invertebrados, como camar�es, pequenos caranguejos, siris, vermes poliquetas e outros. Durante o dia, permanece escondido entre as rochas, saindo � noite em busca de suas presas, "andando" sobre as suas nadadeiras pares (peitorais e p�lvicas) modificadas", descreve.

A rela��o da mortandade de peixes com o inc�ndio no Porto de Santos ainda n�o est� comprovada. A Companhia Ambiental do Estado de S�o Paulo (Cetesb) fez coletas da �gua do mar e de alguns peixes em quatro pontos do estu�rio, a previs�o � que em uma semana saia o laudo que indicar� o que realmente aconteceu. A Copersucar, propriet�ria dos seis terminais atingidos pelo inc�ndio, informou, por meio de nota, que j� entrou em contato com a Cetesb para avaliar a situa��o.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir