Categoria Policia  Noticia Atualizada em 25-10-2013

PF quer ouvir as empresas americanas sobre espionagem
O Jornal da Globo teve acesso a documentos da Pol�cia Federal. PF quer ouvir presidentes da Yahoo, Microsoft, Google, Facebook e Apple.
PF quer ouvir as empresas americanas sobre espionagem
Foto: g1.globo.com

A Pol�cia Federal abriu um inqu�rito para investigar a espionagem dos Estados Unidos e quer que sejam ouvidos fora do pa�s os presidentes mundiais das empresas Yahoo, Microsoft, Google, Facebook e Apple. Documentos obtidos pelo Jornal da Globo mostram os passos da investiga��o, que come�ou em julho, at� agora. (Veja reportagem no v�deo ao lado).

O delegado respons�vel pelo caso j� pediu o interrogat�rio de Edward Snowden. O ex-analista de Intelig�ncia contratado da NSA, a Ag�ncia Nacional de Seguran�a dos Estados Unidos, que hoje est� asilado na R�ssia.

No caso das empresas americanas, o interrogat�rio fora do Brasil � autorizado por um acordo de coopera��o jur�dica internacional, que viabiliza a troca de informa��es entre os Estados Unidos e o Brasil em investiga��es criminais.

A partir de agora, o pedido ser� traduzido e enviado ao Departamento de Justi�a dos Estados Unidos.

O Fant�stico revelou que a Ag�ncia de Seguran�a Nacional americana monitorou arquivos da Petrobras, do Minist�rio de Minas e Energia e at� telefonemas e e-mails da presidente. Dilma Rousseff cancelou a visita a Washington, que estava agendada para este m�s.
Na Assembl�ia-geral da Onu, chamou o epis�dio de um caso grave de viola��o dos Direitos Humanos pelos Estados Unidos.

As reportagens foram citadas em depoimentos de executivos brasileiros da Microsoft, Yahoo, Google, Facebook e Apple � Pol�cia Federal no m�s passado. Todos negaram que tenham repassado dados de usu�rios brasileiros para a NSA.

A Pol�cia Federal tamb�m pediu informa��es � Anatel e ao Minist�rio das Comunica��es sobre o quanto o Brasil est� exposto � espionagem. O prazo para enviar as informa��es termina na semana que vem.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir