Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 28-10-2013

Decifra-me ou te devoro

Decifra-me ou te devoro
Foto: Blog do Roney Moraes

"As grandes coisas podem ser reveladas atrav�s de pequenos ind�cios", Freud

por Roney Moraes

A trag�dia �dipo Rei (escrita por S�focles por volta de 427 a.C.) d� nome ao complexo "chave" para m�todo proposto por Sigmund Freud. �dipo traduz em a��o um desejo que todos t�m na inf�ncia (tomar a m�e e sentir ci�mes do pai).

O Complexo de �dipo � o per�odo que compreende a descoberta ps�quica ap�s as fases oral, anal e genital. � um desejo que remete-se � inf�ncia. T�o importante e forte que decifrar as neuroses pode liquidar at� monstros m�ticos inconscientes, como �dipo decifrou o enigma da Esfinge (que criatura pela manh� tem quatro p�s, ao meio-dia tem dois, e � tarde tem tr�s?) na entrada de Tebas.

Se pensarmos em devorar ou comer o outro, em v�rias civiliza��es e tribos vamos achar literaturas ou rituais canibalescos. Alguns povos devoravam outros por acreditarem que, com isso, ganhariam conhecimento e a for�a do advers�rio. O medo da castra��o pelo pai est� ligado � fantasia de que, como Chronos, ele vai engolir ou aniquilar sua prole para que n�o seja destronado.

Estamos discorrendo sobre manifesta��es inconscientes. Portanto, como na trag�dia de S�focles, �dipo, ao descobrir que assassinou o pai verdadeiro e desposou Jocasta, sua m�e, e que esta cometeu suic�dio, cegou-se. A cegueira simboliza o enfrentamento da realidade que acompanha a revela��o de tudo que est� reprimido.

Nos prim�rdios da psican�lise, Freud relata que o processo feminino � diferente. Ela, a menina, descobre, na fase genital, que j� � castrada e, por isso, p�e a culpa na m�e. Enquanto os meninos desenvolvem a ang�stia de castra��o, as meninas sentem a "inveja do p�nis". O caminho do desenvolvimento sexual feminino � muito mais complexo que isso.

A menina tamb�m vive este dilema, originando o denominado, por Carl Gustav Jung, Complexo de Electra. Ele � baseado no um mito grego segundo o qual Electra, para vingar o pai, Agam�mnon, incita seu irm�o Orestes a matar a m�e, Clitemnestra, e seu amante Egisto.

A supera��o dos complexos se d� quando o menino e a menina passam a se identificar novamente com os pais no per�odo de lat�ncia (ap�s as fases oral, anal, falida e complexo de �dipo e Electra h� uma lacuna at� a puberdade quando, de fato, os jovens iniciam a sua vida sexual). E para lhe dar condi��es para enfrentar as quest�es do futuro � imprescind�vel que a conversa aberta com as crian�as (principalmente sobre sexualidade), sem julgamentos, faz com que haja uma rela��o de confian�a e respeito, portanto, essas crian�as podem se defender de pessoas mal intencionadas.

N�o se esque�am que, como nos contos de fadas ou nos mitos, para prepararmos reis ou rainhas devemos come�ar a cuidar da educa��o e instru��o das crian�as, em casa, na comunidade ou escola, como se fossem pr�ncipes ou princesas. As fases da inf�ncia passam, mas o reinado do "Eu" s� acaba quando n�o tratamos nossas frustra��es, portanto n�o podemos dar oportunidade para a Esfinge da ignor�ncia nos devorar. Basta, com intelig�ncia, decifrar os enigmas que surgem, repentinamente, todos os dias.

[email protected]


Fonte: O Autor
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir