Categoria M�sica  Noticia Atualizada em 28-10-2013

Lou Reed morre aos 71 anos
Ag�ncia diz que ele morreu por problema no f�gado neste domingo (27). M�sico fundou o Velvet Underground e foi um dos mais influentes do rock.
Lou Reed morre aos 71 anos
Foto: g1.globo.com

O m�sico Lou Reed morreu aos 71 anos, na manh� deste domingo (27), em Long Island, Nova York, nos EUA. O agente liter�rio do artista, Andrew Wylie, disse � ag�ncia de not�cias Associated Press que ele morreu em decorr�ncia de problemas no f�gado. O cantor passou por uma cirurgia de transplante de f�gado em maio de 2013.

A not�cia foi divulgada inicialmente pela revista "Rolling Stone". O m�dico Charles Miller, da Cleveland Clinic, em Ohio, disse ao jornal "New York Times" que Reed decidiu voltar da cl�nica para Nova York depois que os m�dicos disseram que a doen�a no f�gado n�o poderia ser tratada.

"Ele morreu em paz, com seus amados em volta dele", disse o m�dico. "Fizemos realmente tudo o que pod�amos. Ele realmente queria estar em casa". Charles Miller tamb�m disse que o m�sico "lutou at� o fim". "Ele fazia exerc�cios de Tai Chi uma hora antes de morrer, tentando se manter forte".

Reed j� havia cancelado uma s�rie de shows previstos para abril. Ele tocaria em abril no festival Coachella, nos Estados Unidos, al�m de algumas outras apresenta��es marcadas pela Calif�rnia.

Ele disse em junho que se sentia "uma vit�ria da medicina, da f�sica e da qu�mica modernas", depois do transplante de f�gado a que foi submetido em um hospital de Cleveland, em Ohio. "Estou maior e mais forte que nunca", declarou.

O cantor, guitarrista e compositor publicou em seu site, em junho, que esperava voltar em breve a escrever can��es que toquem "o esp�rito e os cora��es" de seus f�s.

Uma imagem foi divulgada neste domingo (27) nos perfis oficial de Lou Reed no Facebook e no Twitter com uma foto do cantor colada em uma porta. A legenda diz apenas "The door" (a porta).

Trajet�ria

Lou Reed nasceu em 2 de mar�o de 1942, em Nova York, nos EUA. Ele fundou em 1964, com John Cale, o Velvet Underground, uma das bandas mais influentes da hist�ria do rock.
O disco mais conhecido da banda � "The Velvet Underground and Nico", de 1967. A capa foi desenhada pelo artista Andy Warhol, que adotou a banda e ajudou a divulg�-la.

Ele tamb�m lan�ou discos solo cultuados, como "Transformer", de 1972, produzido por David Bowie, e "Berlin", de 1973. A �nica m�sica que Lou Reed conseguiu transformar em sucesso nas r�dios dos EUA foi "Walk on the wild side", de 1972.

Cinco d�cadas na hist�ria do rock

Nos final dos anos 60, Lou Reed come�ou a carreira � frente do Velvet Underground. Foram tr�s discos naquela d�cada, todos reconhecidos pela cr�tica como importantes para o rock e influentes no surgimento do punk em Nova York e do rock alternativo das d�cadas posteriores. Al�m da estreia de 1967, foram lan�ados "White Light/White Heat", do ano seguinte, e "The Velvet Underground", de 1969.

Com o Velvet, Lou Reed ajudou a colocar o experimentalismo e as narrativas sobre o submundo urbano, drogas e pervers�es sexuais entre as mat�rias primas do rock e do pop.
Os anos 70 foram os mais importantes da carreira solo. Os discos mais lembrados deste per�odo s�o "Transformer", de 1972, e o depressivo "Berlin", de 1973. Ele tamb�m lan�ou, em 1975, o controverso "Metal Machine Music", com uma hora de barulho quase incessante.
Nas d�cadas seguintes, Lou Reed estabeleceu sua reputa��o como figura fundamental no rock, apesar de diminuir o n�mero de lan�amentos importantes. Entre os trabalhos mais reconhecidos est�o "Blue mask", de 1982, e "New York", de 1989.

O m�sico se casou em 2008 com a artista Laurie Anderson. Ela foi parceira em grava��es feitas a partir do final dos anos 90.

O �lbum mais recente lan�ado por ele foi a parceria com o Metallica "Lulu", de 2011.
Reed visitou o Brasil em 2010, para shows com o Metal Machine Trio. Ele tamb�m divulgou seu livro "Atravessar o fogo".

Entre os trabalhos solo, o mais recente foi "Hudson River Wind Meditations", com m�sicas para medita��o.

John Cale, ex-parceiro de Lou Reed no Velvet Underground, lamentou a morte do m�sico neste domingo. "O mundo perdeu um �timo compositor e poeta� eu perdi meu �amigo de escola�". Outro grande parceiro musical, David Bowie, disse que Lou Reed "era um mestre". V�rios outros m�sicos e artistas lamentaram a morte do artista.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir