Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 13-11-2013

Na COP 19, ativistas do Greenpeace lembram os 30 detidos no Ártico
Fotos dos integrantes da ONG presos na Rússia foram exibidas na Polônia. Grupo foi transferido esta semana do Norte do país para São Petersburgo.
Na COP 19, ativistas do Greenpeace lembram os 30 detidos no Ártico
Foto: g1.globo.com

Ativistas da organização ambiental Greenpeace realizaram protesto nesta quarta-feira (13) em Varsóvia, sede da COP 19, conferência climática da ONU, para lembrar que os 28 integrantes da ONG e dois jornalistas permanecem detidos na Rússia há quase dois meses, após protesto contra a exploração de petróleo no Ártico.
Segurando fotos de cada um dos presos, incluindo a brasileira Ana Paula Maciel, os ativistas chamaram a atenção por quem passava pelas instalações do Estádio Nacional, na capital da Polônia.
Nesta terça-feira (12), o grupo chegou a São Petersburgo, após transferência de trem feita a partir de Murmansk, no Norte do país, e foram realocados em prisões preventivas da cidade. De acordo com a agência de notícias "Interfax", eles foram repartidos em três centros de detenção.
As autoridades penitenciárias russas dizem que as condições de detenção dos tripulantes da embarcação do Greenpeace correspondem à legislação russa e às normas internacionais.
Pedido de liberdade provisória
O Conselho de Direitos Humanos adjunto à Presidência russa solicitou deixar em liberdade provisória os tripulantes do "Arctic Sunrise", acusados de vandalismo.
O pedido foi feito com argumentos de que em 23 de outubro os órgãos de instrução rebaixaram as acusações contra os ativistas de "pirataria" a "vandalismo", delito este último que não necessariamente é punido com pena de prisão.
O Greenpeace declarou que recorreria da acusação de vandalismo, que qualificou de "igualmente absurda" que a de pirataria, "já que os ativistas não cometeram nenhum ato que violasse gravemente a ordem pública".
Os acusados foram aprisionados em 18 de setembro pela guarda-costeira russa, quando tentavam realizar um protesto pela extração de petróleo no Ártico. O grupo procede da Rússia, EUA, Argentina, Reino Unido, Canadá, Itália, Ucrânia, Nova Zelândia, Holanda, Dinamarca, Austrália, Brasil, República Tcheca, Polônia, Turquia, Finlândia, Suécia e França.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir