Categoria Politica  Noticia Atualizada em 23-11-2013

José Genoino será avaliado por junta médica na tarde deste sábado
Deputado licenciado foi para hospital após passar mal na prisão. Perícia vai servir de base para definir se ele pode cumprir pena em casa.
José Genoino será avaliado por junta médica na tarde deste sábado
Foto: g1.globo.com

A junta médica da Universidade de Brasília (UnB), formada a pedido do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, examinará às 14h deste sábado (23) o deputado licenciado José Genoino (PT-SP), internado no Instituto de Cardiologia de Brasília.
O resultado da avaliação servirá de base para Barbosa decidir se concederá prisão domiciliar definitiva para o deputado, que cumpre pena de prisão na Penitenciária da Papuda - Genoino foi internado após passar mal na prisão. Ele obteve, provisoriamente, o direito de cumprir pena em casa ou no hospital, até que saia o resultado da avaliação médica.
Na tarde desta sexta, o hospital onde ele está internado divulgou boletim dizendo que o deputado está "estável".
O boletim médico sobre o estado de Genoino afirma ainda que, após a realização de exames laboratoriais e de imagem, os médicos descartaram o infarto agudo do miocárdio, possibilidade que havia sido cogitada pelos advogados de Genoino. De acordo com o comunicado, os exames diagnosticaram a elevação dos níveis de pressão arterial do deputado do PT.
Conforme o hospital, a alteração da pressão pode "comprometer" o resultado da cirurgia de correção de dissecção da aorta que Genoino foi submetido no Hospital Sírio-Libanês, em julho.
Segundo o STF, participarão da junta médica que fará a avaliação médica de Genoino cinco profissionais: Luiz Fernando Junqueira Júnior (professor titular de Cardiologia da UnB), Alexandre Visconti Brick (professor doutor de cirurgia cardiovascular da UnB), Fernando Antibas Atik (médico PhD em cirurgia cardiovascular e professor da residência em Cardiologia UnB/IC-DF), Cantídio Lima Vieira (médico cardiologista do HUB e especialista em perícia médica) e Hilda Maria Benevides da Silva de Arruda (médica cardiologista do HUB, mestre em Cardiologia).
O Supremo quer que os médicos afirmem se, para o tratamento adequado, "é imprescindível que ele permaneça em sua residência ou internado em unidade hospitalar".
Na noite de sexta, o parlamentar licenciado reiterou o pedido de prisão domiciliar definitiva. Os advogados de Genoino entregaram ao STF vários documentos para "auxiliar o trabalho dos experts designados". Entre os documentos está laudo do Instituto Médico Legal do DF que aponta grave situação de saúde e os boletins médicos do hospital onde o parlamentar está internado.
Condenado a 6 anos e 11 meses de prisão, Genoino cumpre a pena em regime semiaberto. Antes de ser internado, ele estava em uma cela coletiva ao lado de Dirceu e Delúbio. Os detentos têm acesso ao pátio do estabelecimento das 9h às 16h, mas não podem deixar a prisão.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir