Categoria Educação  Noticia Atualizada em 00-00-0000

Estudante deixa conforto em busca de aprovação na Fuvest
Ana se mudou para Presidente Prudente em fevereiro para fazer cursinho. Jovem não foi a nenhuma festa em 2013 para se dedicar aos estudos.
Estudante deixa conforto em busca de aprovação na Fuvest
Foto: g1.globo.com

A roupa lavada, o colo dos pais, o namorado, toda e qualquer festa, o tempo livre em frente à TV e os melhores amigos ficaram a 115 km de distância da estudante Ana Clara Borro Lopes, de 18 anos, que se mudou de Adamantina para Presidente Prudente em busca de dois objetivos: estudar em um cursinho preparatório conceituado e passar em Direito na Fuvest para começar o curso da Faculdade de Direito da Universidade do Estado de São Paulo, localizada no Largo de São Francisco. A prova ocorre neste domingo (24).
Desde fevereiro de 2013 na nova cidade, Ana Clara precisou se adaptar com uma rotina em que tudo gira em torno dos livros. Ela mora com a irmã, Vitória Borro Lopes, de 19 anos, também estudante de cursinho, em uma quitinete na Vila Mathilde. Quando tem aulas no período da tarde, o cursinho é seu companheiro por 11 horas no dia. O restante é dividido entre a cama e os utensílios domésticos. Ela precisou pôr em prática aquilo que "sabia na teoria" e não estava nos livros: seus poucos conhecimentos de dona de casa, como lavar roupa, cozinhar, limpar a casa.
"Buscamos formas de facilitar o trabalho. Nosso pai manda comida congelada e apenas esquentamos no almoço. Trouxe pouca roupa, já que a maior parte do tempo estou com a mesma: o uniforme. Colocamos para secar diretamente no cabide. Limpamos a casa entre os horários das aulas", afirma.
A casa foi cercada pelos conhecimentos em química, matemática, física e outras disciplinas. As fórmulas ficam espalhadas pelo quarto das irmãs e as apostilas ocupam metade do guarda-roupa das garotas.
Os pais, que só são vistos duas vezes por mês, após uma hora e meia de viagem realizada em ônibus, apoiam e contribuem para que Ana Clara chegue onde quer chegar. "Sempre me incentivaram nesta caminhada", declara.
Com tantas atividades e horas mergulhadas nos livros, falta tempo para retomar aquelas antigas coisas que preenchiam seu dia. A televisão está lá no quarto, mas sem uso frequente. O navegador do notebook não tem nem os endereços das redes sociais. "Me afastei destas coisas para não perder o foco".
Há dez meses, não é possível encontrar nenhuma foto de Ana Clara em eventos sociais. "Não fui em nenhuma festa aqui em Presidente Prudente. Meu objetivo na cidade é estudar", diz. Seu único hobby é correr no Parque do Povo "de vez em quando", conta.
Os simulados do cursinho e a aprovação em outros vestibulares, como o da primeira fase da Universidade Estadual de Londrina (UEL), provam que a dedicação já apresenta resultados. "Você tem que ter o seu sonho e se você não ir atrás para conseguir, ninguém vai", deixa a mensagem.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir