Categoria Policia  Noticia Atualizada em 27-11-2013

Suspeitos de fraude no comércio do café são presos no ES e no RJ
Sete pessoas foram detidas durante a Operação Robusta II. Prisões aconteceram em Linhares e em Bom Jesus do Itabapoana.
Suspeitos de fraude no comércio do café são presos no ES e no RJ
Foto: g1.globo.com

Sete pessoas foram presas, sendo cinco no Espírito Santo, e sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a atuação de agentes na Operação Robusta II, nesta terça-feira (27). Os mandados foram cumpridos em Linhares, no Norte do estado, Iúna, no Sul, e Bom Jesus do Itabapoana, no Norte do Rio de Janeiro. A ação combate a fraude na importação e exportação de café, e tem o objetivo de desarticular e colher provas relativas à atuação de uma organização criminosa que age no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.
A "Robusta II" constitui um desdobramento da operação "Robusta", deflagrada, da mesma forma, em 9 de abril de 2013. As ações dessas organizações criminosos, apenas no Espírito Santo, levaram à sonegação estimada à época em R$ 200 milhões, muito embora as diligências e apurações fiscais realizadas ao longo das investigações concluíram que as 27 principais empresas envolvidas, juntamente com outros agentes criminosos, desfalcaram os cofres públicos capixabas na ordem R$ 1,7 bilhão.
A operação foi realizada por agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e da Polícia Militar do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Nesta terça, dois alvos da operação no Rio não foram localizados durante o dia e são considerados foragidos da Justiça, segundo o Ministério Público Estadual (MPES).
Os presos foram conduzidos para Centro de Detenção Provisória de Viana II (CDP-V II), onde cumprirão prisão temporária de cinco dias, prazo que pode ser prorrogado pelo mesmo período. Nesse intervalo, eles serão ouvidos para as investigações na sede do Gaeco, por agentes do Ministério Público e integrantes da Sefaz e da PM do Rio de Janeiro, que também analisarão o material apreendido - documentos, computadores e dados -, nas próximas semanas. Na tarde de terça-feira (26), dois presos prestaram depoimento no Gaeco.

Investigações
As investigações revelam que diversas empresas do setor de café, situadas no Espírito Santo, recebiam créditos fictícios de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de outras Unidades Federativas, principalmente do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, ao simularem operações de entrada de sacas de café oriundas de empresas "de fachada". De acordo com o Ministério Público, há fortes indícios de que a constituição dessas empresas, em nome de "laranjas", contava com a participação de servidores públicos do estado do Rio de Janeiro.
Esses servidores seriam recompensados com o pagamento mensal de propina, contando com o apoio e intermediação de corretores de café e contadores que visitavam escritórios administrativos das empresas capixabas, apresentando a fraude aos sócios e administradores, que aceitavam e aderiam ao ardiloso esquema, pagando mensalmente pelas notas fiscais frias e por uma série de documentos adulterados, necessários para concretizar o atrativo e promover o indevido abatimento de impostos junto ao Fisco capixaba.
Ainda segundo o MPES, as provas colhidas revelam também que o esquema começava a se alastrar para o estado da Bahia e o Distrito Federal. Ao todo, quatro membros do Ministério Público, dez auditores fiscais e 60 policiais militares auxiliam nos trabalhos, com o apoio de agentes do Ministério Público, Sefaz e PM do Estado do Rio de Janeiro, que, a partir de agora, vão analisar conjuntamente documentos, computadores, dados e depoimentos de presos, demais investigados e testemunhas, que serão colhidos nos próximos dias.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir