Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-12-2013

Genoino renuncia ao mandato de deputado federal
O deputado licenciado Jos� Genoino (PT-SP) apresentou h� pouco � Mesa Diretora da C�mara dos Deputados, seu pedido de ren�ncia ao mandato. Com isso, a decis�o que a mesa teria de tomar nesta ter�a-feira (3) em rela��o ao seu futuro pol�tico foi suspensa a
Genoino renuncia ao mandato de deputado federal

O ex-deputado, que foi presidente do PT, foi condenado � pena inicial de quatro anos e oito meses de pris�o na A��o Penal 470, conhecida como processo do mensal�o. O presidente da C�mara vai ler ainda hoje (3), no plen�rio da Casa, a carta de ren�ncia de Geno�no e, amanh�, seu suplente deputado Renato Sim�es deve assumir a vaga definitivamente.

Inoc�ncia
Em seu comunicado de ren�ncia, o agora ex-deputado Jos� Genoino reafirmou sua inoc�ncia no caso do mensal�o, pelo qual foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a tantos anos de pris�o em regime semi-aberto.

Genoino comunicou sua ren�ncia destacando que iniciar� nova batalha para reafirmar sua inoc�ncia. "Com hist�ria de mais de 45 anos de luta na defesa intransigente do povo brasileiro e da democracia, darei uma breve pausa nessa luta, que representa o in�cio de uma nova batalha dentre tantas outras que j� enfrentei", afirmou.

O ex-deputado, que no momento cumpre pena domiciliar devido a seu estado de sa�de, destacou que, "entre a humilha��o e a ilegalidade", prefere o risco da luta. Ressaltou ainda que n�o acumulou patrim�nio e riqueza, agradecendo a confian�a que seus eleitores depositaram nele.

Caso Genoino
A C�mara foi comunicada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da pris�o de condenados no processo do mensal�o e a perda dos direitos pol�ticos por senten�a criminal transitada em julgado no �ltimo dia 19.

A partir da comunica��o, o presidente da C�mara prop�s � Mesa Diretora a abertura do processo contra Genoino, que seria seguida de encaminhamento � Comiss�o de Constitui��o e Justi�a e de Cidadania para an�lise t�cnica e abertura de prazo para defesa do parlamentar (por cinco sess�es). A decis�o final sobre a cassa��o caberia ao Plen�rio.

Genoino entrou com o pedido de aposentadoria na C�mara em setembro. Na semana passada, o deputado, que est� preso desde o dia 15 de novembro condenado pelo STF no caso mensal�o, passou mal e foi internado no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal.

Fonte: www.diariodepernambuco.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir