Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 10-12-2013

Mulheres sofrem mais com dependentes
�Um codependente � uma pessoa que desenvolve rela��es baseadas em problemas. S�o rela��es pouco saud�veis, em todas as esferas�.
 Mulheres sofrem mais com dependentes
foto:o autor

"Um codependente � uma pessoa que desenvolve rela��es baseadas em problemas. S�o rela��es pouco saud�veis, em todas as esferas".

Ao levar em considera��o que a fam�lia do dependente qu�mico geralmente apresenta maior situa��o de vulnerabilidade e risco para o desenvolvimento de problemas de sa�de � que a Universidade Federal de S�o Paulo (Unifesp), por meio de pesquisa divulgada no in�cio de dezembro, diz que as mulheres s�o as que mais sofrem com o impacto negativo causado pela depend�ncia de �lcool ou subst�ncias il�citas. Elas representam 80% dos entrevistados e s�o, portanto, as respons�veis pelo tratamento dos usu�rios.

O levantamento, divulgado pela Ag�ncia Brasil, revela que mais da metade (57,6%) das fam�lias t�m outro parente usu�rio de drogas. Os entrevistados, no entanto, avaliam que as m�s companhias (46,8%), a autoestima baixa (26,1%) e a aus�ncia do pai (22,7%) foram os fatores de risco mais relevantes que levaram ao uso. Os fatores gen�ticos foram citados por 10,3% dos pesquisados.

Faltam pol�ticas p�blicas de incentivo � preven��o. Os pais poderiam detectar se o filho faz parte de um grupo de risco e quais s�o os cuidados que podem ser dados precocemente. Quando se descobre o uso, os sinais j� est�o salientados e s� se busca ajuda quando o quadro se agrava. Entre os fatores que podem ser observados, al�m do hist�rico familiar, comportamentos agressivos ou insucesso escolar.

A maior parte dos pacientes em tratamento era usu�rio de mais de um tipo de droga (73%), sendo mais da metade consumidora de maconha (68%) em combina��o com outras subst�ncias. O �lcool foi citado por 62%, a coca�na por 60,7% e o crack por 42,5%.

Sobre o servi�o buscado pelos parentes, a interna��o foi citada por 21,5%, enquanto centros de Aten��o Psicossocial �lcool e Drogas (Caps AD), unidades de refer�ncia para atendimento a dependentes qu�micos, foi apontado por apenas 2,6%. Metade dos entrevistados disse saber o que s�o os Caps. Mas, mesmo entre os que conhecem, 46% nunca procuraram os servi�os.

O estudo foi feito com 3.142 fam�lias de dependentes qu�micos em tratamento. As entrevistas foram realizadas entre junho de 2012 e julho de 2013, abrangendo todas as regi�es do pa�s. As institui��es investigadas foram as comunidades terap�uticas, cl�nicas de interna��o e grupos de autoajuda.

O quadro se agrava quando se instala a codepend�ncia (depend�ncia do outro). � uma doen�a que deteriora a alma. Para entender um pouco mais sobre a patologia, ela acontece, geralmente, nas fam�lias disfuncionais, em que os pais usam seus filhos para preencher as pr�prias necessidades emocionais. As crian�as logo aprendem que sentimentos positivos sobre elas mesmas dependem do estado de humor dos adultos � sua volta. Este tipo de relacionamento, gradativamente, vai minando a autoconfian�a da crian�a, estabelecendo as bases para um indiv�duo dependente, inseguro, "escravo" das necessidades e desejos alheios.


Fonte: O Autor
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir