Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-12-2013

Supremo manda prender o deputado federal Pedro Henry
Parlamentar do Mato Grosso foi condenado a 7 anos e 2 meses de pris�o. STF decretou nesta quinta o fim do processo do mensal�o para Henry.
Supremo manda prender o deputado federal Pedro Henry

A Pol�cia Federal (PF) informou nesta sexta-feira (13), por meio do microblog Twitter, que recebeu do Supremo Tribunal Federal (STF) ordem para prender o deputado federal Pedro Henry (PP-MT). Nesta quinta (12), a Suprema Corte havia decretado o fim do processo do mensal�o para o parlamentar mato-grossense e para o advogado Rog�rio Tolentino.

O deputado do PP pode ser preso a qualquer momento. Segundo a assessoria do parlamentar, ele est� em Bras�lia e deve se entregar � Superintend�ncia da Pol�cia Federal no Distrito Federal.
Tolentino, antigo advogado do operador do mensal�o Marcos Val�rio, se entregou � pol�cia, em Minas, nesta quinta, logo ap�s o STF expedir mandado de pris�o contra ele.
At� agora, s�o 15 os presos entre os 25 condenados no processo do mensal�o, entre eles o ex-ministro da Casa Civil Jos� Dirceu. Um est� foragido, o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato. Outros tr�s come�ar�o a cumprir penas alternativas neste m�s.
Pedro Henry, condenado pelo Supremo no processo do mensal�o a 7 anos e 2 meses de pris�o pelos crimes de corrup��o passiva e lavagem de dinheiro, entrou com embargos infringentes (recursos que levam a novo julgamento) nos dois crimes.
O presidente do STF e relator do mensal�o, ministro Joaquim Barbosa, rejeitou o recurso por entender que os embargos infringentes n�o obedeciam ao requisito m�nimo necess�rio e, com isso, determinou o tr�nsito em julgado, ou seja, estabeleceu que n�o cabe mais nenhum tipo de recurso.
Embargos infringentes s�o recursos que podem reverter uma condena��o, mas s� valem para condenados com margem apertada � � preciso que o r�u tenha obtido ao menos quatro votos favor�veis. Mesmo tendo sido condenado por 7 votos a 3 tanto em lavagem quanto em corrup��o, Henry entrou com o recurso.
O procurador-geral da Rep�blica, Rodrigo Janot, defendeu em parecer enviado na semana passada ao Supremo a pris�o de Pedro Henry.
Rog�rio Tolentino
O ex-advogado de Marcos Val�rio, Rog�rio Tolentino, foi condenado a 6 anos e 2 meses por corrup��o ativa e lavagem e tamb�m questionou os crimes por meio dos infringentes. Assim como no caso de Henry, o procurador opinou pela rejei��o do recurso, e agora o Supremo determinou o fim do processo para ele.

O ex-advogado de Val�rio pediu transfer�ncia para Minas Gerais antes mesmo de ser decretada a pris�o dele. A Procuradoria deu parecer consentindo que Tolentino possa cumprir a pena em Belo Horizonte, cidade onde mora.
Duas condenadas no mensal�o j� est�o em Minas Gerais, a ex-presidente do Banco Rural K�tia Rabello e a ex-dirigente das ag�ncias de Marcos Val�rio Simone Vasconcelos. Elas foram transferidas ap�s parecer favor�vel da Procuradoria.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir