Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-12-2013

TV norte-coreana mostra imagens da mulher de tio de ditador
Tio de Kim Jong-un foi executado por trai��o e conspira��o. Paradeiro de sua mulher � incerto.
TV norte-coreana mostra imagens da mulher de tio de ditador
Foto: g1.globo.com

A emissora de TV estatal da Coreia do Norte mostrou nesta sexta-feira (13) imagens de Kim Kyong-hui, esposa do recentemente executado Jang Song-thaek e tia do atual l�der, o que poderia indicar que ela n�o foi incriminada pelo regime.

A situa��o e o paradeiro da irm� do pai de Kim Jong-un � uma inc�gnita desde que a imprensa norte-coreana anunciou nesta sexta a execu��o de seu marido, acusado de trai��o e conspira��o contra o regime, al�m de outros crimes.

No entanto, o canal "KCTV" imagens que mostravam Kim Kyong-hui ao lado do l�der, informou hoje a ag�ncia japonesa "Radiopress", especializada na monitora��o dos meios de comunica��o da Coreia do Norte.

Acredita-se que as imagens correspondam � visita que Kim Jong-un fez ao Pal�cio do Sol de Kumsusan, onde est�o sepultados os restos mortais de seu av� e fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung, em dezembro do ano passado.

O atual l�der tamb�m estava acompanhado nesse dia por Jang Song-thaek, mas as imagens foram editadas e Jang foi eliminado da montagem final, segundo a "Radiopress".

A �ltima vez que Kim Kyong-hui foi vista publicamente foi no dia 10 de setembro deste ano, quando compareceu a um espet�culo junto com seu sobrinho Kim Jong-un.

A elimina��o de algumas cenas de um document�rio exibido pela televis�o norte-coreana nas quais aparecia Jang no �ltimo s�bado foi interpretada como uma indica��o de que se confirmava sua destitui��o, antecipada alguns dias antes pelos servi�os de intelig�ncia da Coreia do Sul.

At� cair em desgra�a, Jang ostentava v�rios cargos no Partido dos Trabalhadores, o bra�o pol�tico do regime, entre eles o de vice-presidente da poderosa Comiss�o Nacional de Defesa.

Al�m disso, Jang era considerado uma figura chave no processo de consolida��o no poder de seu sobrinho, o "l�der supremo", desde a morte de seu pai, o ditador Kim Jong-il, em dezembro de 2011.

Jang Song-thaek e a tia do atual l�der se conheceram na Universidade Kim Il-sung, a mais prestigiada do pa�s.

Apesar de o fundador e ent�o l�der da Coreia do Norte, Kim Il-sung, ter sido contra a rela��o de Jang com sua filha no in�cio, os dois finalmente se casaram por volta de 1971 e nas d�cadas seguintes aconteceu o avan�o pol�tico de ambos no regime, no qual foram assumindo posi��es cada vez mais importantes.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir