Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-12-2013

Jefferson diz que dieta foi divulgada para "desqualificar" pedido ao STF
Em blog, ex-deputado disse n�o consumir salm�o, apesar de prescri��o. Defesa afirma que delator do mensal�o necessita de tratamento especial.
Jefferson diz que dieta foi divulgada para
Foto: g1.globo.com

Delator do esquema do mensal�o, o ex-deputado do PTB Roberto Jefferson afirmou nesta segunda-feira (16), em um blog que mant�m na internet, que a dieta prescrita por seus m�dicos, que inclui salm�o defumado e geleia real, foi divulgada "apenas com o intuito de desqualificar o pedido de pris�o domiciliar".

Jefferson foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 7 anos e 14 dias pelos crimes de corrup��o passiva e lavagem de dinheiro. A Suprema Corte ainda n�o expediu a ordem de pris�o do ex-parlamentar do PTB.

"N�o sei quem, mas algu�m divulgou a dieta prescrita por meus m�dicos n�o para informar, mas para me ridicularizar", afirmou. "Quando algu�m recebe uma dieta significa que vai comer tudo que ali est� ou a mesma serve de par�metro, de guia?", disse o ex-deputado.

Jefferson afirmou que n�o come salm�o defumado, apesar de estar prescrito na dieta.

Na �ltima quinta-feira (12), Jefferson, que se submeteu a procedimento cir�rgico no ano passado para tratamento de um c�ncer, informou em documento enviado ao STF ter prefer�ncia por cumprir a pena imposta pelos ministros do STF em sua resid�ncia, no munic�pio de Levy Gasparian (RJ).

No documento, Jefferson tamb�m indagou se algum pres�dio teria condi��es de oferecer a ele a dieta di�ria que necessita para tratamento de "s�ndrome metab�lica caracterizada por diabete mellitus tipo II, dislipidemia, caracterizada pela presen�a de n�veis elevados de lip�dios (gorduras) no sangue, hipertens�o arterial sist�mica e hist�rico de obesidade m�rbida".

Segundo o delator do mensal�o, a dieta prev�, entre outros itens, geleia real, queijo branco, p�o integral, suco batido com �gua de coco, salm�o defumado, omelete de claras e whey protein (tipo de prote�na). Jefferson passou por uma cirurgia em julho de 2012 para retirada de tumor no p�ncreas. Em dois anos, ele perdeu 20 quilos, conforme os m�dicos que o atenderam.

O ex-deputado do Rio disse que na cirurgia em que foi extra�do o c�ncer "retiraram o duodeno, quatro quintos do est�mago, um ter�o do intestino delgado, parte do f�gado e a cabe�a do p�ncreas". "Vou no m�nimo oito vezes ao banheiro diariamente.", afirmou no blog.

"A alimenta��o, portanto, � crucial no meu tratamento."

A condena��o de Jefferson j� transitou em julgado, ou seja, n�o cabe mais nenhum recurso.

Joaquim Barbosa j� poderia ter determinado a pris�o, mas pediu laudo m�dico para decidir se o ex-parlamentar pode cumprir pena em pres�dio ou se dever� obter pris�o domiciliar.

Laudo feito pelo Instituto Nacional do C�ncer (Inca), informando que Jefferson n�o tem necessidade de permanecer em casa, foi enviado para defesa e Procuradoria-Geral da Rep�blica opinarem.

O procurador-geral da Rep�blica, Rodrigo Janot, pediu para o STF averiguar se o pres�dio que eventualmente receber� o ex-deputado tem condi��es de dar atendimento m�dico e dieta espec�fica a Jefferson.

Dieta
Roberto Jefferson tamb�m publicou em seu blog nesta segunda a alimenta��o que deve seguir diariamente e as orienta��es prescritas pelos m�dicos.

Caf� da manh�: duas bananas com mel e canela; geleia real; meio mam�o papaia; p�o preto integral, quatro unidades (fatias); duas fatias de queijo minas; caf� com leite de baixa lactose; caf�; ou meio mam�o papaia; banana (duas unidades), queijo minas, omelete de claras, p�o preto integral (tr�s a quatro fatias), caf� com leite de baixa lactose.

Cola��o (entre o desjejum e o almo�o): suco batido com �gua de coco, whey protein - uma colher medida, bater com cenoura, beterraba, ma��, banana; ou suco verde: pepino, ma��, laranja lima, cenoura, salsa, couve, whey protein.

Almo�o: salada de alface com tomate e br�colis; arroz integral, feij�o sem carnes; carne, peixe ou frango (dois peda�os, qualquer prepara��o); n�o usar � milanesa ou � dor�. Poder� fazer grelhado ou refogado. Se gostar, tempere com bastante alho, cebola, salsinha e cebolinha; ou salm�o defumado, atum, badejo; salada de folhas de alface, com br�colis, tomate; arroz integral; legumes: chuchu, ab�bora, abobrinha, vagem ou ervilha em folhas; sobremesa - frutas.

Lanche: igual ao desjejum; reduza a quantidade de p�o; sandu�che com p�o integral e queijo minas.

Jantar: sopa de legumes e verduras com carnes magras.

Ceia: suco de frutas ou fruta em peda�os.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir