Categoria Economia  Noticia Atualizada em 19-12-2013

UE questiona Brasil sobre impostos de carros importados na OMC
Uni�o Europeia cita alta do IPI de importados e programa Inovar-Auto. Processo tamb�m inclui outros produtos, como computadores e celulares.
UE questiona Brasil sobre impostos de carros importados na OMC
Foto: g1.globo.com

A Uni�o Europeia (UE) comunicou nesta quinta-feira (19) que entrou com processo na Organiza��o Mundial do Com�rcio (OMC) questionando os impostos brasileiros sobre importa��es de produtos, que v�o de carros a computadores. No entanto, a organiza��o declara que a disputa n�o deve ter qualquer influ�ncia sobre delicadas negocia��es de livre com�rcio.
Segundo a UE, as medidas fiscais brasileiras favorecem os exportadores locais de forma ilegal e, nos �ltimos anos, o pa�s adotou posturas internas incompat�veis com as obriga��es da OMC. Entre os exemplos citados pela UE, est�o o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados e o programa Inovar-Auto, que j� atraiu diversas novas f�bricas ao pa�s, como Mercedes-Benz, BMW, Audi, Jaguar Land Rover, al�m de nova unidade da Honda.
Al�m das medidas para autom�veis, a UE tamb�m cita iniciativas similares para os setores de computadores e smartphones. Mais de 10 rodadas de negocia��es com o governo brasileiro n�o conseguiram resolver o problema e a Comiss�o Europeia, que lida com quest�es de com�rcio em nome dos 28 membros da UE, disse que o processo legal na OMC era agora o seu �nico caminho.
Autoridades da UE afirmaram que outros grandes parceiros comerciais, incluindo os Estados Unidos, poderiam aderir ao caso, mas ressalvaram que n�o h� liga��o entre esta linha de a��o e os esfor�os da Europa para consolidar longas conversas com o bloco sul-americano Mercosul no in�cio do pr�ximo ano.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir