Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-12-2013

Após atraso de 15 h e tumulto em Viracopos, voo decola para Brasília
Passageiros da TAM precisaram dormir em ônibus em terminal de Campinas. Depois de falha mecânica, companhia não conseguiu remanejar tripulantes.
Após atraso de 15 h e tumulto em Viracopos, voo decola para Brasília
Foto: g1.globo.com

Após atraso de 15 horas, o voo 3640 da companhia TAM partiu do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), com destino a Brasília (DF), no fim da madrugada deste sábado (21), e chegou no Aeroporto Juscelino Kubitschek por volta das 8h. A demora causou tumulto entre passageiros e funcionários da empresa na noite de sexta-feira (20). O grupo de 113 pessoas chegou a embarcar na aeronave, mas precisou deixar o avião e foi colocado em ônibus estacionados no terminal para aguardar o novo horário. O voo previsto para às 14h57 de sexta partiu de Campinas às 5h57 de sábado.
Segundo a companhia áerea, houve uma falha mecânica inesperada que impediu a decolagem, mas depois disso a empresa não conseguiu remanejar uma equipe de tripulantes substituta para o voo. Dos 113 passageiros que deveriam seguir viagem para Brasília, apenas 67 aceitaram aguardar as 15 horas. Os outros passageiros remarcaram as passagens, de acordo com a TAM.
A funcionária pública de Vinhedo (SP), Silvana Gontijo Golveia, de 48 anos, era uma das passageiras do voo e conta que o grupo chegou a entrar na aeronave à tarde, mas a companhia pediu que todos deixassem o avião por causa do problema mecânico. Segundo a servidora, quatro horas depois, por volta das 20h, o grupo foi acomodado em ônibus e levado até uma segunda aeronave, que os transportaria. Mas, mais uma vez, a decolagem foi cancelada. Os passageiros dormiram em ônibus fretados pela TAM até embarcarem novamente na madrugada deste sábado
"Quando achamos que iríamos enfim viajar, ficamos presos dentro do ônibus durante 45 minutos em frente ao avião. Eles disseram que a tripulação se negava a nos levar. As pessoas perderam velório, compromissos, festas", conta. Silvana relatou que a TAM informou os passageiros que a tripulação estava com excesso de horas extras de voo e, por isso, se negavam a seguir viagem. Uma equipe da EPTV, afiliada da Rede Globo, presenciou o tumulto no saguão do aeroporto, por volta das 21h30.
O grupo de passageiros bateu boca com funcionários da companhia e uma pessoa chegou a desmaiar em meio à confusão. A servidora pública relata que houve mais tumulto durante a madrugada. "Eu até sai de perto porque fiquei com medo. As pessoas estavam cansadas, alteradas, por causa de todo o estresse, mas também pela expectativa e ao mesmo tempo frustração de não saber quando de fato nós iríamos decolar", lamenta Silvana Gontijo Golveia. Ela acompanhava o marido para um evento em Brasília na noite de sexta-feira, mas não conseguiram participar por causa do atraso.
A companhia
Por meio de assessoria, a TAM informou que o voo 3640, com saída prevista para as 14h57 com 113 passageiros, foi reprogramado para 20h30 por causa de uma manutenção não-programada. Esta viagem, que seria feita com um avião que saiu de Guarulhos (SP), na Grande São Paulo, também não foi realizada, segundo a companhia aérea, em virtude do "horário de regulamentação da tripulação" - que já havia realizado o máximo de horas permitidas e não poderia continuar a jornada de trabalho.
De acordo com a TAM, uma nova equipe foi acionada e o voo, com destino a Brasília, foi remarcado para 0h45 deste sábado, mas foi reprogramado para às 5h40. O voo partiu de Viracopos às 5h57. A assessoria da da companhia reiterou que durante o período de espera os passageiros receberam toda assistência necessária, incluindo alimentação e hotel. Além disso, informou que os passageiros que não quiseram embarcar na aeronave substituta puderam remarcar as passagens e que também forneceu orientações no aeroporto de Campinas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir