Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 23-12-2013

Sobe para 40 mil o número pessoas fora de casa no ES, diz Defesa Civil
Seis pessoas morreram e 45 ficaram feridas em sete dias de chuva. Governador decretou situação de emergência nos 78 municípios.
Sobe para 40 mil o número pessoas fora de casa no ES, diz Defesa Civil
Foto: g1.globo.com

Subiu para 40.150 o número de pessoas que precisaram deixar suas casas após as fortes chuvas que atingem o Espírito Santo, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual às 11h desta segunda-feira (23). São 5.307 desabrigados, levados para abrigos das prefeituras; 34.843 desalojados,encaminhados para casas de parentes e amigos; e 6.912 edificações danificadas. Seis pessoas morreram, uma no município de Colatina, outra em Nova Venécia, a terceira, em Baixo Guandu, duas em Itaguaçu e um homem em Parajú, em Domingos Martins. Segundo o órgão, 45 pessoas ficaram feriadas.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, de 78 municípios, 45 foram afetados pela chuva. São Santa Leopoldina, Santa Tereza, Venda Nova do Imigrante, São Gabriel da Palha, Cariacica, Viana, Vila Velha, Serra, Vitória, Afonso Claudio, Itaguaçu, Conceição do Castelo, Itarana, Muniz Freire, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Castelo, Laranja da Terra, Vargem Alta, Agua Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Conceição da Barra, Ecoporanga, Fundão, João Neiva, Linhares, Ibiraçu, Mantenópolis, Nova Venécia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Mateus, Vila Pavão, Vila Valério, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Ibatiba e Jeronimo Monteiro.
O órgão informou que nas últimas 24 horas, na Grande Vitória choveu 130mm provocando o desabamento de cinco casas na capital e quedas de barreiras nas cidades da Serra e Viana.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), decretou situação de emergência nos 78 municípios do estado na manhã deste sábado (21).

Dos 45 municípios afetados, 22 estão elaborando o decreto para anunciar estado de calamidade pública ou emergência. São eles: Água Doce do Norte, Rio Bananal, Castelo, Bom Jesus do Norte, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Ecoporanga, Mimoso do Sul, Laranja da Terra, São Domingos do Norte, Viana, Conceição do Castelo, Águia Branca, Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Nova Venécia, Ibatiba, São Gabriel da Palha, Pancas, Vila Pavão, Linhares e Mantenópolis. Mais municípios estão avaliando os prejuízos e posteriormente poderão decretar.
Ajuda federal
O Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, esteve no Espírito Santo neste sábado (21) e se encontrou no Palácio Anchieta com o governador Renato Casagrande (PSB) e percorreu o município de Rio Bananal, na região Norte. Na reunião, o governador decretou que o estado está em situação de emergência.
Após o anúncio, o ministro informou que serão enviados três mil kits dormitório, de limpeza e de higiene pessoal; e cinco patrulhas motorizadas do exército, cada uma composta por um veículo leve 4x4 e um veículo pesado 4x4. Também será enviado uma ponte móvel e mais um helicóptero, além do disponibilizado na última quinta-feira. Além disso, quatro geólogos irão aos municípios atingidos para ajudar no monitoramento de áreas de risco.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir