Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-12-2013

Chuva no ES causa oito mortes e deixa mais de 46 mil fora de casa
Defesa Civil confirmou mais tr�s mortes por soterramento em Itagua�u. Presidente Dilma sobrevoa regi�es afetadas, nesta v�spera de Natal.
Chuva no ES causa oito mortes e deixa mais de 46 mil fora de casa
Foto: g1.globo.com

Tr�s mortes por soterramento foram confirmadas no bairro Barro Preto, em Itagua�u, Regi�o Noroeste, na madrugada desta ter�a-feira (24), segundo a Defesa Civil Estadual. Entre as v�timas est� uma crian�a, conforme informou o prefeito Darly Dettman. Inicialmente, a Defesa Civil divulgou que, al�m das tr�s mortes desta madrugada, outras seis pessoas haviam morrido em dias anteriores. No entanto, o �rg�o voltou atr�s e informou, nesta ter�a, que uma das mortes que teria sido registrada em Itagua�u n�o ocorreu. No total, a cidade totaliza quatro mortes, n�o cinco como estava sendo divulgado.

(Corre��o: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que o n�mero de mortos por causa da chuva era de nove v�timas. Na verdade, oito pessoas morreram. O erro foi corrigido �s 09h10.)

No estado, mais de 46 mil pessoas precisaram deixar suas casas por causa da chuva, que deixou seis mortos e 49 feridos. Dos 78 munic�pios, em torno de 50 foram afetados, segundo o governador Renato Casagrande, que criou, nesta segunda-feira (23), um gabinete de crise para refor�ar os trabalhos de ajuda �s v�timas da chuva.

A presidente Dilma Rousseff chega ao Esp�rito Santo, na manh� desta ter�a, para fazer um sobrevoo em �reas de risco. A agenda tamb�m prev� reuni�o com Casagrande e outras autoridades locais. Esta � a primeira vez que Dilma vem ao Esp�rito Santo depois de eleita. No domingo (22), o governo federal j� havia enviado 72 homens da For�a Nacional de Seguran�a para prestar socorro �s fam�lias em �reas mais isoladas.

Mortes

Al�m das fatalidades em Itagua�u, as outras mortes aconteceram no munic�pio de Colatina, outra em Nova Ven�cia, a terceira, em Baixo Guandu e um homem em Paraj�, localidade em Domingos Martins.

Segundo o prefeito de Itagua�u Darly Dettman, um deslizamento de terra atingiu duas casas no bairro Barro Preto. Cinco pessoas j� foram resgatadas e est�o internadas em hospitais da regi�o. Outras quatro ainda est�o desaparecidas. Equipes de resgate trabalham no local nesta manh�.

Volume de chuva

A regi�o Serrana do Esp�rito Santo desperta a maior preocupa��o da Defesa Civil Estadual, nesta ter�a-feira (24), v�spera de Natal. Segundo o �rg�o, a previs�o � de que o volume de chuva ultrapasse os 100 mil�metros, em 24 horas. As cidades que t�m maior risco de enchentes e deslizamentos de terra s�o Itagua�u, Itarana e Santa Maria de Jetib�.

Doa��es

Em meio a tanta tristeza, milhares de capixabas se uniram em uma corrente de solidariedade, na Pra�a do Papa, em Vit�ria, e organizam as doa��es. At� o final da tarde desta segunda-feira, haviam sido distribu�das mais de 2.500 cestas b�sicas, 62 mil litros de �gua e 3.500 colch�es.

Abrigos

Entre as mais de 4 mil pessoas em abrigos das prefeituras, a esperan�a de passar o Natal em casa � o que prevalece. "Fico muito feliz em saber que tanta gente est� ajudando.

Espero poder passar o Natal em casa", disse a moradora de Cariacica, Edna Bispo. Em Jardim Am�rica, Cariacica, 73 pessoas estavam abrigadas em uma escola, nesta segunda-feira.

A auxiliar de limpeza Maria Jos� de Oliveira chegou ao abrigo no domingo. "Moro em Campina Grande e l� ficou tudo alagado. Fiquei com muito medo. Decidi procurar um abrigo. N�o saiu a �gua da minha casa ainda. Perdi tudo na chuva dessa domingo. N�o deu pra salvar nada. Se n�o fossem as doa��es, a gente estaria perdido. O meu amanh� vai ser melhor do que o hoje", contou.

Vila Velha

Moradores dos bairros Cobil�ndia e Jardim Maril�ndia, em Vila Velha, fizeram um protesto, nesta segunda-feira (23): um churrasco em meio ao alagamento. Eles impediram o tr�nsito na Rua Jo�o Francisco Gon�alves e apenas ambul�ncias tiveram a passagem permitida. Os moradores alegaram que, quando os ve�culos passam, jogam ainda mais �gua dentro de casas e de estabelecimentos comerciais.

S�o Gabriel da Palha

O munic�pio de S�o Gabriel da Palha foi atingido por duas enchentes em dois dias.

Barrancos deslizaram e paredes de casas ca�ram. Em todo munic�pio, mais de 200 fam�lias tiveram que sair de casa e foram levadas para abrigos. Os preju�zos passam de R$ 20 milh�es

Rodovias federais

Al�m dos problemas nas rodovias federais que cortam Linhares, Colatina e Domingos Martins, outros pontos em estradas tamb�m merecem aten��o, de acordo com o DNIT. Os motoristas que passarem pela BR-101, em Cariacica, nos kms 280 e 288, devem ficar atentos ao tr�nsito em meia pista por causa de eros�es no acostamento. J� na BR-381, em Nova Ven�cia, nos kms 50 e 54, o lado direito da pista est� interditado.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir