Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-01-2014

Todos os passageiros deixam navio russo encalhado na Antártica
Agência de emergências da Austrália diz que estão em barco quebra-gelo. Operação de resgate em navio começou na manhã desta quinta-feira.
Todos os passageiros deixam navio russo encalhado na Antártica
Foto: g1.globo.com

Uma operação iniciada na manhã desta quinta-feira (2) com um helicóptero chinês retirou todos os 52 passageiros que estavam no navio russo bloqueado há mais de uma semana na Antártica, informou em sua conta no Twitter a Agência Central de Emergências da Austrália.

No texto, a AMSA diz que o navio quebra-gelo australiano Aurora Australis informou que "os 52 passageiros do navio Akademik Shokalskiy estão agora a bordo. A informação foi confirmada pela emissora de TV norte-americana CNN e pela agência de notícias BBC.

Do navio australiano eles serão levados para a Tasmânia, informaram as agências de notícias BBC. Além dos passageiros, há 22 tripulantes do navio "Akademik" a bordo, somando um total de 74. Não foi divulgado se os tripulantes deixarão o navio também.

A operação começou por volta das 6h (horário de Brasília) quando o comandante da expedição Chris Turney, anunciou no Twitter que o helicóptero havia chegado à um heliponto improvisado no gelo pela tripulação do navio russo. Segundo a emissora de notícias norte-americana CNN, os primeiros 12 passageiros já deixaram o gelo no helicóptero e estão no quebra-gelo australiano Aurora Australis, de onde serão levados para a Tasmânia.

"Vamos embora. Um grande agradecimento a todos", completou Turney, que divulgou um vídeo que mostra o helicóptero chinês voando do quebra-gelos "Xue" até uma pista de pouso marcada ao lado do navio russo.

O navio está bloqueado desde 24 de dezembro em uma área situada 100 milhas náuticas ao leste da base francesa Dumont d"Urville. Antes da tentativa de resgate com o helicóptero, três navios quebra-gelo tentaram alcançar o navio, sem sucesso.

O Akademik Shokalskiy deixou a Nova Zelândia no final de novembro para refazer uma viagem do explorador australiano Douglas Mawson realizada há 100 anos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir