Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-01-2014

Jovem de 19 anos muda rotina e emagrece 85 kg sem cirurgia
H� pouco mais de um ano, Andr� Mokfa pesava 180 quilos. Ele aprendeu a comer de um jeito saud�vel e abriu m�o da vida sedent�ria.
Jovem de 19 anos muda rotina e emagrece 85 kg sem cirurgia
Foto: g1.globo.com

Um jovem de 19 anos mudou a rotina e emagreceu 85 quilos sem cirurgia. H� pouco mais de um ano, o morador de Balne�rio Cambori�, Litoral Norte de Santa Catarina, Andr� Mokfa pesava 180 quilos (veja v�deo ao lado).
Ele cresceu sabendo que a obesidade traria problemas � sa�de, mas disse que nunca imaginou que o sobrepeso lhe causaria outros empecilhos. "Eu tinha muita dificuldade para andar, amarrar o t�nis. Sentia muita dor nas costas. Eu andava um pouquinho e tinha que parar para descansar", comentou o jovem.
O incentivo partiu do pai dele, S�rgio Valentim. "Eu convidava ele diversas vezes para caminhar comigo. Ele se animou, caminhou uma semana comigo, emagreceu sete quilos na primeira semana, na outra emagreceu mais um pouco", contou o pai. O apoio da fam�lia foi determinante para Andr� acreditar que era poss�vel.
Com a ajuda de um especialista, o catarinense aprendeu a comer de um jeito saud�vel e abriu m�o da vida sedent�ria que tinha. Agora, malha cinco vezes por semana. "Ele � muito novo e alcan�ou coisas que muita gente demora anos para conseguir", disse o treinador f�sico Rodolfo Santos.
Determina��o
Meses antes de come�ar o tratamento, ele contou que havia perdido sozinho 20 quilos. "Por mais que a pessoa seja determinada, se ela n�o v� resultado essa determina��o vai acabando. Mas o Andr� apresentou essa for�a de vontade desde o come�o. A gente oferecendo o suporte necess�rio e ele manteve o foco, vendo, a cada 30 ou 40 dias, o seu peso baixar em m�dia cinco a dez quilos", disse o nutricionista esportivo Osvaldo Neto.
"� s� come�ar, porque depois voc� n�o consegue parar. Voc� vai emagrecendo, vai se empolgando e n�o para mais. Hoje, eu n�o consigo mais passar meu dia sem ir para a academia. � uma terapia", conclui o rapaz.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir