Categoria Policia  Noticia Atualizada em 16-01-2014

Gilberto Carvalho critica repressão a "rolezinho" e pede abertura de diálogo
Para ministro, shoppings devem ouvir jovens envolvidos nas manifestações. "No Brasil, acabou a possibilidade de termos espaços segregados", afirmou.
Gilberto Carvalho critica repressão a
foto: g1.com

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse nesta quinta-feira (16), no Recife, que "não convém nenhuma atitude repressiva aos rolezinhos". Ele esteve na capital pernambucana para participar do 3º Congresso Nacional da Juventude Camponesa, promovido pela Igreja Católica. Para Carvalho, o que se pode notar de imediato é que o "rolezinho" é "uma manifestação clara da juventude que não tolera mais a limitação de espaços, a segregação de espaços só para aqueles que são bons consumidores, não aceita mais a discriminação por raça, por orientação social, seja o que for", disse.

O ministro também afirmou que qualquer análise para entender os "rolezinhos" ainda é precipitada. "São fenômenos que se iniciaram agora e a primeira atitude nossa tem que ser de tentar ouvir e tentar compreender mais profundamente o que significam", acrescentando que a melhor atitude que os shoppings podem ter é de saber, de alguma forma, receber os jovens envolvidos nessas manifestações. "[É preciso] dialogar para evitar os excessos e a atitude repressiva, só em último caso, quando se de fato houver algum tipo de infiltração ou de outras atitudes que não sejam a simples manifestação ali dentro", pontuou.

Segundo Carvalho, o desenvolvimento econômico do País está levando pessoas, que não se achavam dignas de exercerem certos direitos, a agora poderem e quererem praticá-los. "Definitivamente, no Brasil, acabou a possibilidade de termos espaços segregados, pois a população tomou gosto pela liberdade, tomou gosto pela igualdade. Então eu falo com a cautela de alguém que não entende profundamente e temo por aqueles que acham que já sabem tudo, que já ficam classificando "é isso ou aquilo, é baderna ou é revolução". Acho que não é assim. Da parte do governo há uma cautela para entender e fazer uma intervenção na linha do diálogo", argumentou.
"Rolezinhos": histórico e polêmicas
Os recentes "rolezinhos" em shoppings centers de São Paulo, nos quais adolescentes se encontram para passear e paquerar, depois de combinar tudo pelas redes sociais, têm causado medo em lojistas e chamado a atenção da sociedade.
Desde o fim de 2013, jovens têm organizado encontros pelas redes sociais, principalmente, em shoppings da capital paulista e da Grande São Paulo. Os eventos ficaram conhecidos como "rolezinhos".
A primeira iniciativa a ganhar repercussão aconteceu no Shopping Metrô Itaquera, Zona Leste de São Paulo, em 8 dezembro. Algumas lojas fecharam com medo de saques e o centro comercial encerrou o expediente mais cedo.
Este tipo de encontro em lugares públicos-privados não é propriamente uma novidade em São Paulo. E não começaram especificamente no ano passado. Estacionamentos de supermercados e postos de gasolina também são corriqueiramente ocupados nas noites e madrugadas aos finais de semana por um grupo que quer se fazer ouvir – ou apenas se divertir - independentemente do estilo musical que entoa.
Os organizadores definem os encontros como um "grito por lazer" e negam qualquer intenção ilegal, mas viraram alvo de investigações policiais.
Em 8 de dezembro, o "rolezinho" no Shopping Metrô Itaquera reuniu cerca de seis mil adolescentes, segundo a administração do centro comercial. Houve tumulto, a polícia foi acionada e o shopping fechou uma hora e meia mais cedo. Na época, pessoas que se identificaram como clientes e lojistas comentaram na página do Facebook do shopping que houve arrastão e furtos naquela noite de sábado. A administração negou a onda de furtos. Na época, o G1 apurou que três pessoas foram presas por roubo.
O segundo encontro, que reuniu 2,5 mil pessoas, aconteceu no Shopping Internacional de Guarulhos, em 14 de dezembro. Clientes relataram que houve tumulto nos corredores do centro comercial. Embora não tenha havido registro de feridos nem roubos, pelo menos 22 suspeitos foram levados para uma delegacia da cidade na região metropolitana de São Paulo. Eles foram averiguados e liberados em seguida.
saiba mais
Em 22 de dezembro, às vésperas do Natal, época em que os shoppings da cidade ficam lotados, o "rolezinho" aconteceu no Shopping Interlagos, na Zona Sul de São Paulo. Dez equipes da Polícia Militar foram mobilizadas. Não houve registro de furtos, porém, quatro participantes foram detidos.

Fonte: g1.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir