Categoria Economia  Noticia Atualizada em 17-01-2014

Novo índice mostra desemprego em 7,4% no 2° trimestre de 2013, diz IBGE
"Pnad Contínua" mostrará emprego a cada 3 meses em 3.500 municípios. Novo indicador mostra desemprego maior que o calculado pela PME.
Novo índice mostra desemprego em 7,4% no 2° trimestre de 2013, diz IBGE

Os primeiros resultados da nova Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, que substituirá a tradicional Pnad anual e a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que o desemprego no país ficou em 7,4% no segundo trimestre de 2013. O novo indicador mostra um desemprego maior que o calculado pela PME, que fechou junho daquele ano em 6%.
Os dados divulgados nesta sexta-feira (17) também mostram que, no primeiro trimestre do ano passado, o desemprego era de 8% – a PME mostrava taxa de 5,7%.
A diferença na taxa de desemprego registrada pelas duas pesquisas acontece porque a Pnad Contínua abrange 3,5 mil municípios, enquanto a PME coleta dados apenas em seis regiões metropolitanas – onde o desemprego tende a ser menor.
Mais dados
Na análise regional pela Pnad Contínua, as taxas variaram de 4,3%, na Região Sul, a 10%, no Nordeste. A população desocupada no Brasil somou 7,3 milhões de pessoas no segundo semestre do ano passado, uma queda em relação ao trimestre anterior, quando havia 7,8 milhões de desempregados. Na comparação com o segundo trimestre de 2012, houve estabilidade.
Já a população ocupada passou de 89,4 milhões no primeiro trimestre de 2013 para 90,6 milhões no segundo trimestre, acima dos 89,6 milhões do segundo trimestre de 2012.
No segundo trimestre do ano passado, 76,4% dos empregados do setor privado tinham carteira de trabalho assinada, uma alta frente ao mesmo período de 2012 (75,5%).
Das 159,1 milhões de pessoas com 14 anos ou mais de idade, 61,3 milhões (38,5%) estavam fora da força de trabalho, ou seja, não estavam desocupadas nem ocupadas. O maior percentual foi registrado na Região Nordeste (43,9%) e o menor, no Centro-Oeste (34,8%).
Homens e mulheres
De abril a junho de 2013, a taxa de desemprego foi de 6% para os homens e de 9,3% para as mulheres. Entre os jovens de 18 a 24 anos, ficou em 15,4%.
Na análise de acordo com a escolaridade, o índice para os trabalhadores com ensino médio incompleto chegou a 12,7% e para os com superior incompleto, a 7,8%. Para aqueles com nível superior completo, o desemprego ficou em 4%.
Conheça o novo índice
Enquando a PME pesquisa a cada mês a situação do mercado de trabalho em seis regiões metropolitanas (Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador), a Pnad Contínua vai mostrar o cenário do emprego a cada três meses em 3.500 municípios de todas as regiões do país, incluindo áreas rurais, em um total de 211.344 domicílios visitados.
Já Pnad (anual, a antiga) pesquisa por ano 1.100 municípios, com 147.203 entrevistas. Ela apresenta as características demográficas e socioeconômicas da população (sexo, idade, educação, trabalho e rendimento, e características dos domicílios). Com a ampliação da pesquisa sobre emprego para as áreas rurais, segundo o instituto, a Pnad Contínua vai oferecer resultados inéditos.
Com metodologias, escopos e enfoques diferentes, os resultados da Pnad Contínua, da Pnad – que começou em 1992 –, e da PME – que teve início em 2002 – não poderão ser comparados.
Ao contrário da PME, que considera a população em idade ativa acima de 10 anos, a Pnad Contínua leva em conta a força de trabalho dos indivíduos acima de 14 anos, idade permitida pela lei para o trabalho. Cada domicílio é visitado pelos pesquisadores cinco vezes, com visitas a cada dois meses.
Já a PME vai ao mesmo domicílio quatro vezes consecutivas. Entre os 3.500 municípios pesquisados, estão as 26 capitais e o Distrito Federal. As principais características investigadas se referem ao trabalho na semana em que a pesquisa é feita. Os entrevistadores perguntam sobre ocupação, atividade, posição e categoria de emprego, rendimento mensal do trabalho, horas trabalhadas, local, contribuição para o INSS e características de trabalhos secundários. São questionadas, ainda, as características do trabalho no período do ano, a procura por vagas e o rendimento de outras fontes.
Na primeira visita, os pesquisadores ainda fazem questionamentos sobre cuidados pessoais, trabalho voluntário, afazeres domésticos e trabalho para o próprio consumo.
A PME será realizada somente até dezembro deste ano, quando será extinta e substituída de vez pela Pnad Contínua.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir