Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 20-01-2014

"O ORGULHO" PODE MATAR VOCÊ!
O diabo fica feliz quando ele cura um resfriado nos dando como remédio um câncer!


Lembre-se que no que se refere ao pecado não é tão importante saber o que ele é, mas sim o que ele é capaz de fazer! A Bíblia nuca se ocupou em tentar definir o que é pecado, mas ela é pródiga em mostrar o que ele faz, pois ele simplesmente é capaz de nos separar de Deus! (Isaías 59:2).

"Se eu tivesse apenas um sermão para pregar, seria um sermão contra a soberba" G. K. Chesterton

O orgulho não é o mesmo que vaidade – a vaidade é uma variação do orgulho, sua versão menor, mas não menos perigoso. O orgulhoso ignora a opinião dos outros acerca de si mesmo por estar convicto de sua superioridade, já o vaidoso precisa muito da opinião alheia para se sentir seguro acerca de si mesmo. A vaidade é o principio da corrupção, já orgulho é a própria corrupção em seu estado último. O vaidoso se centra no que os outros pensam acerca dele, já o orgulhoso se concentra no que ele pensa acerca de si mesmo!

O orgulho não é o desejo de ter mais, mas o desejo de ser mais – a avareza é o desejo de ter mais que os outros, mas o orgulho é o desejo de ser mais que os outros! O orgulhoso é por natureza competidor! Ele não se importa em ser o primeiro, basta que seja o penúltimo, isto é, o que importa não é tanto quem está acima dele, desde que haja alguém abaixo dele!

O orgulho não é apenas uma admiração desmedida por si mesmo, mas também pode se manifestar numa forte depreciação acerca de si – existem pessoas tão orgulhosas que chegam ao ponto de se desprezarem por não serem tudo aquilo que gostariam de ser. Tem gente que se ama tanto, que chega a se odiar por não conseguir ser tudo o que almeja! Essa é a pior forma de manifestação do pior tipo de pecado!

O orgulho é transformar dádivas em conquistas – tudo o que somos, fazemos e temos vem do Pai das luzes e nunca foram produzidos por nós mesmos! Tudo que você tem, com exceção do pecado , foi dado por Deus por pura graça e nunca por algum mérito que você pudesse ter!

PORQUE O ORGULHO É O PIOR DE TODOS OS PECADOS?

Se orgulho foi capaz de transformar um anjo de luz no príncipe das trevas e o maior dos reis num jumento, o que ele não é capaz de fazer com pessoas como nós?

"O orgulho consiste em ocultar o quanto pensamos em nós mesmos e o quão pouco pensamos nos outros" Mark Twain

É pior de todos os pecados porque é um vício que pode se confundir com as melhores virtudes – o orgulho pode ser confundido com honra, auto-estima, personalidade forte, dignidade própria, brio etc. Quanto melhor um pecado se disfarça, pior o estrago que ele provoca!
É pior de todos os pecados porque além de corromper outras virtudes, ele também é capaz de inflamar outros vícios – o orgulho é capaz de transformar a virtude da coragem em simples atrevimento, a virtude humildade em falsa modéstia, a virtude da perseverança em teimosia. Também agrava outros vícios, fazendo com que avarentos se tornem também roubadores, irascíveis se tornem assassinos etc.

É pior de todos os pecados porque é usado pelo Diabo para vencer vícios menores – muitas vezes evitamos um pecado ou abandonamos um pecado, não por uma virtude, mas por esse que é o pior dos vícios. Deixamos de pecar, não porque tememos a Deus, mas porque tememos ser envergonhados. Não pecamos porque não queremos ser expostos ao ridículo e não porque não queremos ofender a Deus. O diabo fica feliz quando ele cura um resfriado nos dando como remédio um câncer!
É pior de todos os pecados porque nos impede de cumprir o maior de todos os mandamentos – como podemos amar a Deus acima de todas as coisas se nos ocupamos em nos amar acima de qualquer coisa! Como podemos amar o próximo se o vemos como um inimigo com o qual competimos para alcançar algo, uma coisa a qual usamos para alcançar algo ou um nada que não pode nos dar algo!

MEDITE PROFUNDAMENTE NISSO!

Fonte: O Autor
 
Por:  Elio Gonçalves    |      Imprimir