Categoria Religião  Noticia Atualizada em 20-01-2014

Missa em homenagem às vítimas da Kiss relembra conselhos do Papa
Atividade da Igreja Católica marca um ano de incêndio na casa noturna. Grupo de 50 pessoas realizou caminhada na manhã desta segunda-feira.
Missa em homenagem às vítimas da Kiss relembra conselhos do Papa
Foto: g1.globo.com

Em silêncio e muito emocionado, o grupo de cerca de 50 pessoas que realizou uma caminhada na manhã desta segunda-feira (20) pelas ruas de Santa Mariatambém participou de uma missa em homenagem às vítimas da boate Kiss. Cerca de 300 pessoas participaram da cerimônia na Basílica Nossa Senhora Medianeira e ouviram as palavras de consolo do arcepisbo Dom Helio Rupert por mais de uma hora. A tragédia que deixou 242 mortos completa um ano na próxima segunda-feira (27).

"Lembro bem o que o Papa Francisco me aconselhou no dia 27 de julho, quando se completaram seis meses da tragedia: abraçar a cruz, seguir Jesus e ir para frente", pregou o arcebispo. Dom Helio também lembrou os mortos em uma tragedia semelhante em uma casa noturna de Buenos Aires, na decada de 1990. "O Papa me disse que conhecia a nossa dor pelo o que aconteceu na Argentina", disse.

A missa da Igreja Católica dá início ao cronograma de atividades organizado pela Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Durante o rito, familiares e amigos erguiam faixas pedindo justiça. Outros vestiam camisetas e levavam cartazes com fotos dos jovens mortos. Alguns pais se emocionaram. O arcebispo e religiosos convidados vestiam túnicas vermelhas que, dentro das simbologias cristãs, significa o martírio de Jesus.

O coral da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participou a missa. Mais cedo, pouco depois das 8h, foi realizada uma caminhada desde a Igreja Nossa Senhora de Fátima atá a basílica, em uma procissão silenciosa e de oração.

"Sempre rezo", diz sobrevivente

A estudante Kelen Ferreira, de 20 anos, acompanhou a missa em homenagem às vítimas na Basílica Nossa Senhora Medianeira. Ela diz que o culto foi uma atividade importante para rezar pelas amigas que não resistiram, como ela, ao incêndio. "Achei a missa muito bonita.

É um gesto que me faz lembrar das minhas amigas. Rezei por elas, rezo todos os dias, peço que me iluminem lá de cima. Sei que elas estão bem e que me ajudam a superar", disse.

Para tentar minimizar a dor da perda, Kelen acredita que a fé é essencial. "Para superar tudo isso o mais importante é a fé em Deus. A ajuda dos amigos, da família também", contou a garota, que retomou os estudos na faculdade em setembro e já voltou a sair à noite. "Já fui em boates de novo. Sempre saio. Não dou mais bola para as pessoas que ficam me olhando. Vou levar isso para o resto da vida. Vou ser sobrevivente da Kiss para sempre."

Kellen ainda relatou sua rotina de recuperação. "Faço atendimento de segunda a sexta-feira com terapia ocupacional e fisioterapia. Na quarta-feira (22) tenho exames em Porto Alegre.

Na última consulta estava com 72% no pulmão. Estou me recuperando. Vai demorar um pouco porque, além do pulmão e dos braços, tenho que reaprender a caminhar por causa da prótese."

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir