Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 19-02-2014

O SENTIMENTO DE COMPLETUDE
Ningu�m � completo e nem ser�, somos seres em eterna constru��o e incompletos por natureza, sempre em busca de desafios e do desenvolvimento de novas potencialidades
O SENTIMENTO DE COMPLETUDE

�s vezes nos deparamos com uma situa��o em que nos vem � mente o jarg�o "eu era feliz e n�o sabia". O sentimento dessa tal felicidade, pra mim, � exatamente a sensa��o da completude. Ningu�m � completo e nem ser�, somos seres em eterna constru��o e incompletos por natureza, sempre em busca de desafios e do desenvolvimento de novas potencialidades, mas � o instante em que nos sentimos felizes que indica que estamos repletos, na medida em que nos cabe e nos apraz, naquele exato momento de vida. Sim, �ramos felizes e sab�amos disso. Sempre sabemos quando a energia positiva flui e a nossa viv�ncia se faz "leve", com momentos de alegria e realiza��es.

H� algum tempo eu participei de uma conversa interessante com um juiz - hoje desembargador - que me dizia que, � �poca de seu ingresso na magistratura, ele era jovem e inexperiente com rela��o a alguns aspectos importantes "da vida", como n�o ter sido ainda casado e n�o ter tido ainda filhos. Ele diz que fora questionado sobre sua capacidade para julgar casos relacionados � vara de fam�lia, por exemplo, n�o possuindo ele conhecimento emp�rico sobre o tema, ao que ele respondeu mais ou menos assim: "Eu n�o tive filhos ainda, mas tive e tenho pais, que me criaram e me ensinaram a me relacionar com as outras pessoas.

Nem todos tiveram pais presentes e nem todos aprenderam a se relacionar de maneira educada com os demais, e a ter respeito aos mais velhos, por exemplo. Cada um � um. Nem todos os ju�zes j� passaram por uma situa��o financeira de pobreza e come�aram a trabalhar aos dez anos de idade, como aconteceu comigo, mas todos podem julgar casos relativos � desigualdade social do nosso pa�s, de maneira que, � sua maneira, cada um carrega consigo uma bagagem singular, com sua pr�pria complexidade, completude e capacidade de transcender".

Embora sempre estejamos aprendendo mais e enriquecendo nosso rol de aptid�es, pode parecer simpl�rio o pensamento de se contentar com aquilo que se tem, em uma determinada situa��o. Para mim, a completude � a sensa��o de que, por hora, o que eu tenho me basta.

A busca por novas conquistas deve ser uma constante sim, pois o que somos capazes de ser vai al�m do que temos e do que somos. Essa � a nossa capacidade de transcender. Mas temos que ser gratos ao fato de estarmos vivos, nessa rotina de acumular experi�ncias e ir, aos poucos, moldando os nossos �mpetos, em busca de uma postura mais gentil para com o universo.


Fonte: A Autora
 
Por:  Isabella Marinuzzi    |      Imprimir