Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 19-02-2014

MARATAÍZES, 17 ANOS E AINDA SEM RUMO
A educação ainda engatinhando; a saúde ainda cheia de entraves; a infraestrutura é assunto distante de nossos políticos.
MARATAÍZES, 17 ANOS E AINDA SEM RUMO

Depois de dezessete anos, devemos nos perguntar se a emancipação política de Marataízes não foi uma Vitória de Pirro. Será que houve evolução nesses anos? Como estaríamos se ainda fizéssemos parte de Itapemirim? Os idealizadores dessa emancipação estão felizes com o resultado? A população está satisfeita com os resultados?

A grande constatação é que pouco se fez nesses anos para por nossa cidade em destaque. A educação ainda engatinhando; a saúde ainda cheia de entraves; a infraestrutura é assunto distante de nossos políticos. Quando se fala em segurança sempre vem aquele discurso covarde que segurança é questão estadual e o turismo, que deveria ser nossa grande bandeira, é tratado com desdém absurdo.

Entendo que a evolução de uma cidade depende da união da classe política e a sociedade civil organizada, mas, infelizmente, em Marataízes, as duas organizações estão falidas, pois a classe política só pensa na próxima eleição e a sociedade civil organizada não consegue produzir nada de bom para o município, e há como comprovar, por exemplo, não temos nenhuma associação de bairro que funcione, exceto em véspera de eleição e o nosso time local, o Ypiranga, não consegue se firmar como um time a nível estadual.

Uma coisa devemos reconhecer, a área comercial deu um grande passo. Hoje, a população de Marataízes, encontra TV, geladeira, lojas de roupa com preços competitivos, revendedoras de carros. Ou seja, não precisamos mais nos deslocar para outras cidades em busca de bons produtos e bons preços. Espero que continue crescendo o comercio de nossa cidade, que emprega tanta gente, que cresceu sem a ajuda dos órgãos públicos.

Voltando a seara política, não temos muito o que comemorar, as lideranças locais não debateram soluções, simplesmente se embrenharam no círculo vicioso da busca pelo poder, sem se importar com as demandas necessárias para o desenvolvimento do nosso município que carece de politicas públicas em todas as áreas. O que devemos fazer diante desse cenário? Essa é a pergunta mais importante e a resposta é simples: devemos nos unir em prol do desenvolvimento de nossa cidade, a insatisfação tem que ser o combustível de nossas cobranças, mas elas devem ser fundamentadas, discutidas e, obrigatoriamente, fazer chegar aos ouvidos de nossos representantes.

Mudanças não acontecem de cima para baixo e as pessoas de bem de Marataízes tem a obrigação, de juntos, tentarem mudar esse cenário, cobrando por resultados que, a médio e longo prazo, beneficiem toda a população. É hora de deixar os projetos políticos e pessoais de lado e nos engajarmos por uma cidade melhor. Afinal, Marataízes é maior do que qualquer projeto político ou pessoal.


Fonte: O Autor
 
Por:  Mário Moreira    |      Imprimir