Categoria Policia  Noticia Atualizada em 26-02-2014

"Vamos apurar", diz comandante sobre PMs suspeitos de espancar menores
Pelo menos 14 policiais teriam agredido 19 menores infratores em Caic�, RN. MP instaurou inqu�rito civil para apurar "circunst�ncias do espancamento".

Foto: g1.globo.com

O comando do 6� Batalh�o da Pol�cia Militar do Rio Grande do Nortex anunciou que vai instaurar um Inqu�rito Policial Militar (IPM) para investigar um poss�vel desvio de conduta de pelo menos 14 PMs suspeitos de terem espancado - a chutes murros e golpes de cassetetes - 19 adolescentes internos do Centro Educacional (Ceduc) de Caic�, unidade para menores infratores que fica na regi�o Serid� potiguar.

As agress�es, segundo o promotor Vicente El�sio de Oliveira Neto, titular da 1� Promotoria de Justi�a da comarca da cidade, acontecerem na noite desta �ltima segunda-feira (24).Nesta quarta-feira (26), o Di�rio Oficial do Estado trouxe a publica��o da abertura de um inqu�rito civil instaurado pelo promotor. Vicente El�sio quer "apurar as circunst�ncias em que se deu o espancamento de 19 dos 19 socioeducandos internos no Ceduc Caic�".

"Soubemos do ocorrido pela not�cia veiculada pelo G1. Em raz�o disso, e � claro do inqu�rito instaurado pelo MP, n�s tamb�m vamos em busca da verdade", afirmou o major Walmary Costa, comandante do batalh�o.

Questionado sobre as fotos divulgadas pela promotoria, o major respondeu que n�o viu as imagens, mas soube que elas revelam marcas de agress�es sofridas pelos menores. "Existe a den�ncia de que houve les�es, sei disso. Por isso vamos apurar", reafirmou.

Espancamento

As supostas agress�es, segundo o promotor Vicente El�sio, aconteceram ap�s os adolescentes terem ateado fogo em um peda�o de colch�o, fato ocorrido no in�cio desta semana. "No dia 24, ainda � tarde, um dos menores foi espancado por dois policiais militares que faziam a escolta de dois adolescentes. De dentro do alojamento, um interno teria jogado um copo de plastico vazio nos PMs. Os dois policiais retornaram, retiraram o garoto do alojamento e bateram nele. Uma professora ficou em estado de choque com o que viu. � noite, os adolescentes atearam fogo em um peda�o de colch�o e o Corpo de Bombeiros foi chamado. Junto com a equipe, chegaram os policiais militares. Ap�s o fogo ser apagado, os PMs enfileiraram os menores em um corredor e iniciaram a pancadaria", relatou Vicente El�sio.

O inqu�irito

O promotor de Caic� explicou que recebeu as den�ncias ao ouvir depoimentos dos pr�prios adolescentes. "Dos 19 menores da unidade, apenas um se recusou a fazer exame de corpo de delito. Os exames feitos nos 18 que foram ao Itep (Instituto T�cnico-Cient�fico de Pol�cia) apontam que em 14 apresentam hematomas pelo corpo", revelou Vicente El�sio. "E j� solicitei exames complementares em dois deles, pois existe a suspeita de fraturas", acrescentou.

Sobre as investiga��es, o promotor afirmou que o inqu�rito possui �udios gravados em CDs contendo os depoimentos de cinco adolescentes, bem como declara��es prestadas por integrante da equipe t�cnica que trabalha na unidade. Al�m disso, tamb�m possui 17 fotografias de cinco menores nas quais "s�o evidentes os sinais de les�es corporais".

O inqu�rito tamb�m requisita que o Comando do 6� Batalh�o da Pol�cia Militar apresente os nomes de todos os policiais militares que participaram de opera��o de revista nos alojamentos do Ceduc no dia 24, ocasi�o em que ocorreram as agress�es, e tamb�m que o major aponte quem foi o policial que comandou a a��o.

Por fim, o promotor tamb�m encaminha o relat�rio � Corregedoria da Secret

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir