Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 03-03-2014

Hienas atacam moradores de rua na capital da Etiópia
Hienas viviam nos morros ao redor de Adis-Abeba, mas hoje estão em zonas residenciais
Hienas atacam moradores de rua na capital da Etiópia
Foto: BBCBrasil.com

​Hienas urbanas que atacam moradores de rua estão se tornando um problema sério para as autoridades da capital da Etiópia, Adis-Abeba. Os animais são comuns nos morros ao redor da cidade, mas nos últimos anos eles vêm se mudando para as regiões residenciais.

Em alguns casos, as hienas contribuem para manter um certo equilíbrio na capital, reduzindo a população de gatos selvagens e cães vadios. Elas também ajudam a "limpar" as ruas, se alimentando da carcaça de cavalos e outros animais. Mas a população de hienas tem saído do controle das autoridades locais. Hoje ela está estimada entre 300 e mil.

O governo etíope diz que as hienas são perigosas. Em 2011, os administradores do aeroporto da cidade contrataram caçadores para matar hienas que invadiam as pistas aéreas durante pousos e decolagens. Moradores próximos ao cemitério Ketchene também reclamaram de hienas que cavaram buracos no local e se alimentaram dos restos de pessoas mortas enterradas lá.

As hienas costumam caçar em bandos. Um guarda noturno da Embaixada britânica na Etiópia disse ter visto uma fila de 40 hienas caçando nas redondezas. A principal ameaça é aos moradores de ruas. Um voluntário em um posto de saúde disse que algumas vezes ao mês ele atende pessoas sem-teto que tiveram dedos arrancados por hienas.

Um morador de rua chegou à clínica com seu couro cabeludo parcialmente arrancado por um dos animais. No ano passado, uma mulher que morava próximo à igreja St. Stephanos e a um hotel da cadeia Hilton perdeu o filho. O bebê foi arrancado de seus braços por hienas.

Em dezembro, as autoridades de Adis-Abeba organizaram um abate. Dez caçadores licenciados mataram dez hienas que estavam vivendo em um terreno baldio no coração da cidade. Meia dúzia de tocas também foram detectadas perto do centro da cidade.

Hienas atacam moradores de rua na capital da Etiópia
Hienas viviam nos morros ao redor de Adis-Abeba, mas hoje estão em zonas residenciais


Fonte: http://noticias.terra.com.br/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir