Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 03-03-2014

Profissional do Mais Médico morre de câncer em Manaus
Cubano atendia pelo programa Mais Médico, em Ribeira e faleceu ontem em Manaus
Profissional do Mais Médico morre de câncer em Manaus
foto: reprodução Facebook

Morreu, na madrugada de ontem, em Manaus, o médico cubano Vladimir Soubleppe Hernandez, 49. O avião que conduzia o profissional a Cuba, integrante do programa federal Mais Médico na cidade de Ribeira (sul de São Paulo), fez uma escala na capital amazonense na quinta-feira, 27, onde o médico apresentou um mal-estar e foi conduzido ao pronto-socorro 28 de Agosto, em Adrianópolis, Zona Centro-Sul, onde faleceu.

O atestado de óbito informa a morte por "choque séptico, infecção intra-abdominal, insuficiência renal aguda e neoplasia avançada de pâncreas (câncer)".
Hernandez foi enviado para a cidade paulista em 13 de dezembro e atendia nas unidades do programa Saúde da Família.

A doença foi diagnosticada após uma tomografia pedida pelo próprio médico, ele sentia dores de estômago e reclamava de não conseguir se adaptar à comida brasileira. O médico estava internado desde o dia 20 no Instituto do Câncer, em São Paulo, mas não teria respondido ao tratamento.

Doença
O médico cubano Vladimir Hernandez já estava doente quando chegou à cidade de Ribeira pelo programa Mais Médicos, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Sérgio Luiz Cardoso de Brito. "Se ele tivesse passado por um exame de saúde em Cuba ou assim que chegou ao Brasil, o câncer teria sido detectado", disse Brito.

Segundo ele, desde que chegou a Ribeira, em dezembro, o médico reclamava de incômodo no estômago. "Ele achava que não estava se adaptando à comida brasileira, mas já era o câncer. Nos mandaram um médico doente", declarou.

Profissional do Mais Médico morre de câncer em Manaus.
Cubano atendia pelo programa Mais Médico, em Ribeira e faleceu ontem em Manaus


Fonte: http://www.emtempo.com.br/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir