Categoria Carnaval  Noticia Atualizada em 04-03-2014

Portela usa tecnologia em desfile empolgante
Drone no formato de �guia sobrevoou a Sapuca� em voo surpreendente.
Portela usa tecnologia em desfile empolgante
Foto: http://g1.globo.com/

Na tentativa de quebrar um jejum de 29 anos sem t�tulos no Grupo Especial, a Portela decidiu abordar o passado, o presente e o futuro da cidade do Rio de Janeiro em um meticuloso desfile. A maior campe� do carnaval carioca entrou na avenida �s 3h desta ter�a-feira (4) com 3.800 componentes e impressionantes 41 alas, sete alegorias e tr�s trip�s. O enredo "Um Rio de mar a mar: do valongo � Gl�ria de S�o Sebasti�o" foi apresentado em tons azuis, e com muito branco e dourado

Muitas escolas trouxeram inova��es tecnol�gicas nas alegorias, com pain�is de ilumina��o e acrobacias com artistas profissionais de v�rios lugares do mundo. A escola de Madureira, por�m, surpreendeu com um drone, um ve�culo a�reo tripulado remotamente. No formato da �guia, s�mbolo da escola, o drone sobrevoou todo o samb�dromo. A tecnologia tamb�m foi aplicada na ilumina��o, sonoriza��o e articula��o dos carros.

Sob a dire��o do carnavalesco Alexandre Louzada, o desfile foi abrangente e atual. A Portela foi a �nica escola a fazer uma alus�o, ainda que breve, �s manifesta��es que tiveram in�cio em junho de 2013 em S�o Paulo e reverberaram por todo o pa�s, em especial na capital fluminense. "Eu vou da revolta da chibata / ao sonho que faz passeata / seguindo a can��o triunfal", cantou o samba.

Al�m da abordagem pol�tica, a cultura, a comunica��o e a arquitetura foram outros pontos de vista que permearam a hist�ria contada pela agremia��o azul e branco. Sempre, � claro, mencionando um dos maiores determinantes da cidade: o mar. A comiss�o de frente come�ou como a pr�pria hist�ria do Rio: em um embate travado por franceses e portugueses no Litoral. A �guia voltou a aparecer 21 vezes no carro abre-alas, que tentou trazer um tsunami � Sapuca�, e uma 22� �guia, representando o sonho de conquistar o 22� t�tulo neste ano.

Portela usa tecnologia em desfile empolgante sobre a hist�ria do Rio
Drone no formato de �guia sobrevoou a Sapuca� em voo surpreendente.
Aspectos pol�ticos, culturais e arquitet�nicos do Rio estiveram na avenida,

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir