Categoria Economia  Noticia Atualizada em 05-03-2014

Carrefour pode abrir capital no Brasil em 2015, diz CEO
Abertura de capital do bra�o brasileiro, no entanto, ainda n�o est� decidida
Carrefour pode abrir capital no Brasil em 2015, diz CEO
Foto: www.irmaosbrain.com

O Carrefour pode abrir o capital do neg�cio brasileiro ou buscar uma oferta p�blica inicial de a��es (IPO, na sigla em ingl�s) no Brasil em 2015, afirmou o presidente-executivo da segunda maior rede varejista do mundo, Georges Plassat, acrescentando que nada est� decidido por enquanto.

Durante a apresenta��o de resultados da companhia, o executivo afirmou que a empresa tamb�m avalia abrir o capital do neg�cio brasileiro para um investidor local. Em ambos os casos, afirmou Plassat, o Carrefour iria manter o controle da opera��o.

A companhia divulgou um aumento nos lucros nesta quarta-feira, com o trabalho investido na reestrutura��o das opera��es na Fran�a come�ando a surtir resultado. O Carrefour tamb�m afirmou que ir� gastar mais neste ano para reviver seus hipermercados na Europa e se expandir na China e no Brasil.

A empresa disse que o lucro operacional no ano passado subiu 5,3%, ligeiramente acima do esperado, para 2,238 bilh�es de euros (US$ 3,1 bilh�es), impulsionado por uma melhoria acentuada da rentabilidade no mercado dom�stico, bem como por um crescimento robusto na Am�rica Latina, a despeito do desempenho de Espanha, It�lia e �sia ter permanecido fraco.

O Carrefour informou que sua margem operacional na Fran�a, respons�vel por 47% da receita da companhia, subiu para 3,4% das vendas, ajudando a elevar a margem do grupo para 3%, ante 2,6% em 2012, mas num percentual ainda inferior aos 4,9% alcan�ados pelo rival franc�s de menor parte Casino, que controla o Grupo P�o de A��car, maior varejista do Brasil.

Na Am�rica Latina, o Carrefour registrou crescimento org�nico de vendas de 12,3%, comparado com 12,5% em 2012. Segundo a companhia, houve melhora da rentabilidade na regi�o, com acelera��o a partir do segundo semestre.

Chamando o desempenho no Brasil de "excelente" em todos os formatos, o Carrefour afirmou que os hipermercados no pa�s continuaram a melhorar sua performance, enquanto a rede de atacarejo Atacad�o consolidou sua lideran�a, encerrando o ano com quase 100 lojas no pa�s.

Dividendos
O Carrefour tamb�m elevou seu dividendo para o ano passado em 7%, para 0,62 euro por a��o.

"A eleva��o de dividendos reflete os bons resultados que o Carrefour entregou em 2013, gra�as � boa execu��o do seu plano de a��o na Fran�a e � sua estrat�gia multiformato em meio a um clima econ�mico desafiador", disse o vice-presidente financeiro da rede, Pierre-Jean Sivignon, em uma teleconfer�ncia.

O Carrefour informou que vai investir entre 2,4 bilh�es e 2,5 bilh�es de euros para renovar e expandir lojas este ano, acima dos 2,2 bilh�es de euros de 2013.

Sivignon afirmou que o Carrefour vai continuar a renovar lojas na Fran�a, Brasil, It�lia e Espanha em 2014, enquanto expande sua rede na China e no Brasil.

Carrefour pode abrir capital no Brasil em 2015, diz CEO
Abertura de capital do bra�o brasileiro, no entanto, ainda n�o est� decidida

Fonte: http://economia.terra.com.br/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir