Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-03-2014

Venezuela sofre com escassez de produtos básicos e alimennto
Oposição atribui crise ao controle do câmbio; inflação chega a 56% ao ano.
Venezuela sofre com escassez de produtos básicos e alimennto
G1

Patricia Gamboa é um dos muitos venezuelanos que chegam ao supermercado governamental de San Cristóbal (oeste) às 2 horas da manhã, seis horas antes da abertura das portas do estabelecimento, na tentativa de ser a primeira da fila e assim poder comprar qualquer coisa que encontre pela frente.

Amanhece e cerca de 200 pessoas já estão na fila atrás de Patrícia, todos com o pulso pintado de verde para marcar quem chegou primeiro ao Supermercado Bicentenario.

A rua está bloqueada pelas barricadas que os manifestantes espalharam em vários pontos da cidade para protestar, entre outras coisas, contra a escassez de alimentos e produtos básicos, em um país que possui as maiores reservas petroleiras do mundo.
A Venezuela sofre com uma aguda escassez de produtos, mas em San Cristóbal, onde começaram os protestos de 4 de fevereiro, encontrar farinha, manteiga, óleo, ou leite, é uma verdadeira odisseia.

Patricia, que tem 58 anos e conseguiu ser a primeira da fila, nem se preocupa em ter uma lista de compras. Vou comprar o que tiver, afirma, expressando a intenção de todos que estão na fila.

Os clientes só podem comprar no Bicentenario em determinados dias, dependendo dos últimos números de sua cédulas de identidade. E, além da marcação de tinta no pulso das pessoas que estão na fila, ainda são distribuídas senhas. Em outros pontos da cidade, em dois supermercados do setor privado, as filas se estendem por mais de 200 metros.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir