Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 11-03-2014

QUEM MEXEU NA MINHA FANTASIA?
O desfile dos blocos carnavalescos Alegria Alegria e Esplendor da Noite, de Marata�zes, em muito me fizeram lembrar do livro QUEM MEXEU NO QUEIJO? pois, fundamentalmente, ele traz � reflex�o o enfrentamento de medos e mudan�as de posturas na vida.
QUEM MEXEU NA MINHA FANTASIA?

Num breve resumo, Hem e Haw (homenzinhos/duendes) e Scurry e Sniff (ratinhos), est�o a procura de um queijo ( o desejo, a procura de cada um). Eles caminham por um labirinto at� que encontram o que desejam, o queijo, que fica num lugar chamado posto C. Por seguidos dias os quatro fazem o mesmo trajeto e encontram o queijo no mesmo lugar. Ap�s um tempo, o queijo do posto C acaba e os dois homenzinhos ficam muito decepcionados. O ratinho Sniff, que de alguma forma j� previa que isso podia acontecer, junta-se a Scurry e v�o em busca de um novo queijo. Hem e Haw continuam voltando todos os dias ao posto C na esperan�a de verem um novo queijo aparecer. Passado algum tempo, Haw decide enfrentar suas inseguran�as e sair a procura de queijo em outro lugar, mas Hem insiste em permanecer no posto C. Nessas alturas da hist�ria, os ratinhos j� encontraram fartura de queijo no posto N. Haw decide enfrentar seu medo e faz uma longa jornada pelo labirinto at� chegar ao posto N, onde encontra Scurry e Sniff. O livro nos faz refletir como lidamos com mudan�as, adapta��es e, principalmente com nosso medo. Podemos resumir o livro com uma frase: "SE VOCE N�O TIVESSE MEDO, O QUE VOCE FARIA?"

O queijo foi retirado dos blocos da Barra e n�o me cabe aqui dizer os motivos. De uma hora para outra o Esplendor da Noite e o Alegria Alegria chegaram ao posto C e ouviram: "Olha, esse ano n�o vamos dar nenhuma ajuda financeira para voc�s. Tirarei do meu bolso dois mil reais para ajudar o Esplendor da Noite mas para o Alegria Alegria a condi��o para receber essa bolada � mudar o enredo do samba, pois este que a� est� n�o me agrada".

A princ�pio frustra��o, des�nimo, boca a boca de que os blocos n�o sairiam este ano, raiva, indigna��o , uma mistura de sentimentos. O Alegria Alegria ainda foi v�tima de terrorismo psicol�gico e se espalhava por Marata�zes que o autor do samba, Beto Caravela, poderia ser preso e que a diretoria do bloco poderia sofrer retalia��es .

Mas, conhecendo os dirigentes das duas agremia��es como conhe�o, tinha a absoluta certeza de que n�o ficariam est�ticos no labirinto esperando que o queijo aparecesse. Assim como Sniff e Scurry, foram em busca de outras alternativas, tra�aram outros azimutes, contornaram os obst�culos, enfrentaram com determina��o as adversidades. E os blocos sa�ram lindos, o desfile aconteceu para a alegria de centenas de foli�es que fazem hoje, a hist�ria do carnaval de Marata�zes, como outrora o fizeram o Suco e o Cigano. E eis que no esplendor da noite, a alegria se fez. Rendo, atrav�s deste artigo, meu respeito e minha admira��o a todos que contribu�ram para que a ditadura e a censura n�o prevalecessem em nossa terra. O que prevaleceu foi Esplendor e Alegria.

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Ivilisi Soares Azevedo    |      Imprimir