Categoria Policia  Noticia Atualizada em 12-03-2014

Devido a protestos PM reforça segurança no Alemão
Protesto ocorreu por causa da prisão de 2 jovens na segunda-feira.
Devido a protestos PM reforça segurança no Alemão
G1

O policiamento no Conjunto de favelas do Alemão, no Subúrbio do Rio, foi reforçado na manhã desta quarta-feira (12) depois do tumulto em um protesto na comunidade, no fim da tarde de terça-feira.

Como mostrou o Bom Dia Rio, a manifestação ocorreu por causa da prisão de dois jovens em uma ação policial na segunda. Durante o tumulto, um homem realizou disparos para cima, mas conseguiu fugir. Ativistas teriam ameaçado colocar fogo em caminhão com combustível.


Nesta manhã e durante a madrugada, a movimentação de policiais era intensa no Alemão. PMs revistavam veículos suspeitos e carros da polícia subiam e desciam da comunidade. Os policiais civis também participam desse refoço e foram deslocados de delegacias vizinhas para a região.

O protesto
A manifestação de moradores ocorreu na Estrada do Itararé, uma das principais vias de acesso à comunidade, que chegou a ser fechada. A prisão de dois jovens em ação policial na segunda motivou a ação da população, que alega inocência da dupla. A Polícia Civil, no entanto, informou em nota que foram expedidos mandados de prisão contra eles por tráfico de drogas e associação para o tráfico.


Segundo a assessoria da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), um manifestante foi flagrado com uma arma de fogo. Quando foi abordado por agentes da Polícia Militar, realizou disparos para cima e conseguiu fugir. Ativistas teriam ameaçado colocar fogo em um caminhão com combustível, que foi usado como barricada, assim como fogueiras com pneus, madeira e lixeiras.

O protesto foi na altura da esquina com a Rua Joaquim de Queiroz, no bairro de Ramos. Segundo a PM, cerca de 100 manifestantes fecharam a estrada. Policiais precisaram usar armamento não letal (gás lacrimogênio e spray de pimenta) e os batalhõs de Choque (BPChoque) e o de Operações Policiais Especiais (Bope) foram chamados. Só então, por volta das 18h, a via liberada e os manifestantes dispersaram. Ninguém foi detido.


Ataque a UPP
Por volta das 18h30, segundo a Coordenadoria de Polícia Pacificadora, criminosos atiraram contra uma equipe de policiais da UPP Nova Brasília, no alto da comunidade, próximo à Estação Itararé do Teleférico. Houve troca de tiros. Até as 21h30, não havia informações sobre feridos ou presos, e os agentes do Bope e do Choque tentam localizar os criminosos.


PM reforça segurança no Alemão, Rio, após tumulto e tiros em protesto
Protesto ocorreu por causa da prisão de 2 jovens na segunda-feira.
Houve tiros para o alto e ameaça de fogo em caminhão.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir