Categoria Acidente  Noticia Atualizada em 14-03-2014

Satélites registam que avião voou mais cinco horas depois de desaparecer
Os satélites de comunicação receberam transmissões breves ("pings") e intermitentes do avião da Malaysia Airlines durante quatro ou cinco horas depois de desaparecer do radar
Satélites registam que avião voou mais cinco horas depois de desaparecer

Segundo os investigadores norte-americanos consultados pelo Wall Street Journal, o último "ping" enviado do avião para um dos satélites operados pelo Inmarsat foi emitido a partir de uma altitude "normal" de voo, o que evidencia que, pelo menos, neste momento, estava intacto.

O Wall Street Journal foi o primeiro meio de comunicação social a apontar, esta noite, que o avião pode ter continuado a voar durante horas depois de perder o sinal, uma informação que sustentou, nessa altura, com os dados enviados automaticamente pelos motores do Boeing 777-200, fabricados pela Rolls-Royce.

Contudo, as autoridades malaias desmentem, de momento, essa informação, como deixou claro hoje o ministro da Defesa e titular interino da pasta dos Transportes do país, Hishamudin Husein.

De acordo com o jornal norte-americano, o fabricante do motor recebe automaticamente os dados da altitude e velocidade dos aparelhos, no âmbito dos seus acordos de manutenção com a transportadora.

A leitura das referências do voo MH370 permite supor que o avião voou durante mais quatro ou cinco horas desde que desapareceu dos radares da Malásia, segundo as fontes citadas pelo jornal.

Esse espaço de tempo permitir-lhe-ia percorrer até 2.200 milhas náuticas e alcançar pontos como o Oceano Índico - para onde foram alargadas hoje as buscas -, a fronteira com o Paquistão ou o Mar Arábico, explicaram os mesmos investigadores.

O avião da Malaysia Airlines partiu, na madrugada de sábado, de Kuala Lumpur rumo a Pequim.

A bordo do Boeing 777-200, que transportava combustível para 7,5 horas de voo, seguiam 239 pessoas, incluindo 12 membros da tripulação.

Fonte: visao.sapo.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir