Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-03-2014

Briga feia entre Obama e Putin
Em uma liga��o telef�nica, Obama ressaltou a Putin que o referendo de hoje na Crimeia "viola a Constitui��o da Ucr�nia"
Briga feia entre Obama e Putin
AP Photo/Evan Vucci, File

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste domingo (16) ao presidente da R�ssia, Vladimir Putin, que seu pa�s e seus parceiros europeus est�o "preparados" para sancionar � R�ssia ap�s o referendo na Crimeia, e alertou que os exerc�cios militares russos nas fronteiras da Ucr�nia "s� exacerbam a tens�o".

Em uma liga��o telef�nica, Obama ressaltou a Putin que o referendo de hoje na Crimeia "viola a Constitui��o da Ucr�nia" e que se realizou sob "a coer��o da interven��o militar" russa nessa pen�nsula, por isso que seus resultados n�o ser�o reconhecidos pelos EUA nem pela comunidade internacional, segundo a Casa Branca.

De acordo com os primeiros resultados oficiais, os moradores da rep�blica aut�noma ucraniana da Crimeia deram sim no referendo � reunifica��o com a R�ssia.

"Voltamos para casa!", diz premi� da Crimeia

Resultados preliminares mostram que 95% dos eleitores defendem anexa��o da Crimeia � R�ssia

O presidente russo, Vladimir Putin, por sua vez, defendeu que o referendo sobre a anexa��o da regi�o ucraniana da Crimeia � R�ssia estava "completamente em conson�ncia com as normas do direito internacional", informou o Kremlin.

O referendo "foi [realizado] plenamente conforme aos princ�pios do direito internacional e � Carta da ONU, e levou em conta especialmente o precedente de Kosovo", prov�ncia s�rvia de maioria albanesa que se tornou independente com a ajuda do Ocidente, declarou Putin, segundo o Kremlin.

"Os moradores da Pen�nsula [da Crimeia] tiveram a garantia de poder expressar livremente sua vontade", acrescentou Putin a respeito do referendo criticado pelos ocidentais. Segundo pesquisas de boca de urna, a consulta obteve resposta favor�vel � anexa��o � R�ssia de 95% dos moradores desta regi�o de l�ngua russa da Ucr�nia.

"Vladimir Putin falou sobre a incapacidade e a falta de vontade de Kiev no que diz respeito � repress�o de grupos ultra-nacionalistas e radicais que desestabilizam a situa��o e aterrorizam a popula��o", informou o governo de Moscou.

Putin tamb�m declarou ao presidente americano que qualquer miss�o de monitoramento da Organiza��o para a Seguran�a e Coopera��o na Europa (OSCE) na Ucr�nia deve cobrir "todas as regi�es da Ucr�nia", e n�o apenas a Crimeia. Mas os dois l�deres concordaram que, "apesar das diverg�ncias (...), � necess�rio buscar em conjunto formas de estabilizar a situa��o na Ucr�nia", acrescentou o Kremlin.

Putin e Obama concordam que "apesar das diferen�as de interpreta��o, � necess�rio buscar juntos maneiras de estabilizar a situa��o na Ucr�nia", disse o Kremlin, ressaltando que a conversa telef�nica ocorreu por iniciativa do presidente norte-americano.

EUA e aliados est�o "preparados" para sancionar � R�ssia, diz Obama
Presidente russo defende que referendo respeitou "as normas do direito internacional"

Fonte: http://noticias.r7.com/internacional/eua-e-aliados-estao-preparados-para-sancionar-a-russia-diz-obama-16032014
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir