Categoria Politica  Noticia Atualizada em 17-03-2014

Vladimir Putin reconhece independência da Crimeia
Moradores de Sebastopol comemoram decreto de Putin que reconhece independência da Crimeia
Vladimir Putin reconhece independência da Crimeia
foto: Agência Ansa

SEBASTOPOL E ROMA - Após a população da Crimeia aprovar com 96,77% dos votos em um referendo sua anexação por Moscou, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou nesta segunda-feira (17) um decreto que reconhece a república autônoma como um Estado independente e soberano, além de aceitar o "estatuto especial" da cidade de Sebastopol, localizada dentro da península.

Depois do anúncio, houve uma explosão de alegria no município, onde está instalada uma das mais importantes unidades militares da Marinha russa, a Frota do Mar Negro. Em todo lugar era possível ouvir as buzinas dos carros que desfilavam com bandeiras da Rússia. Além disso, um show de fogos de artifício iluminou o centro da cidade durante quase 15 minutos.

O documento assinado por Putin não faz menção à anexação da Crimeia e de Sebastopol por Moscou, mas abre caminho para que suas adesões sejam aprovadas pelo Parlamento na próxima sexta-feira (21). O decreto chega pouco depois de a União Europeia (UE) divulgar a lista com os nomes dos 21 afetados pelas sanções do bloco econômico.

Entre os atingidos estão o autoproclamado premier da república autônoma, Serguei Aksyonov, e o vice-presidente da Duma, o Congresso russo, Serguei Zheleznyak. Todos eles estão proibidos de entrar na Europa e seus ativos nos países da UE foram congelados.

ONU

Por meio de seu porta-voz, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) disse estar "profundamente decepcionado e preocupado" com o resultado do referendo de domingo (16) na Crimeia. Segundo ele, isso pode aumentar ainda mais a tensão na Ucrânia.

O sul-coreano ainda pediu para que as partes envolvidas dialoguem para encontrar uma solução política para a crise. "Uma piora da situação teria graves repercussões para o povo ucraniano e da região", completou.

Vladimir Putin reconhece independência da Crimeia


Fonte: http://www.dci.com.br/internacional/vladimir-putin-reconhece-independencia-da-crimeia-id388103.html
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir