Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-03-2014

Após cair e bater a cabeça, mulher adquire rara habilidade para desenhar
Pip Taylor fazia rabiscos básicos e passou a desenhar com maestria. Médicos suspeitam que ela tenha adquirido uma síndrome rara.
Após cair e bater a cabeça, mulher adquire rara habilidade para desenhar
Foto: g1.globo.com

Uma mulher de 49 anos descobriu um incrível talento artístico para o desenho depois que bateu a cabeça ao cair de uma escada. Pip Taylor, de Liverpool, na Inglaterra, sempre gostou de desenhar, mas os professores a desaconselharam por causa da evidente falta de intimidade com os traços. Depois que Pip caiu da escada e bater a cabeça, em 2012, no entanto, tudo mudou. Ela passou a fazer uma média de quatro desenhos por dia, com traços bem elaborados de pessoas e animais.

O acidente aconteceu quando ela descia a escada de um autódromo na cidade de Chester. Ela bateu o lado direito da cabeça e foi levada para o hospital. "Durante o período de recuperação eu comecei a desenhar e logo senti algo diferente", disse Pip em entrevista ao Daily Mail. "Vi que os traços era muito naturais e fiquei espantada com as imagens que eu conseguia desenhar."

Os médicos suspeitam que Pip tem a chamada "síndrome adquirida de Savant", na qual a pessoa passa a ter facilidades em lidar com arte, cálculo e mecânica. Segundo especialistas ouvidos pelo jornal inglês, a habilidade adquirida pode ser explicada quando um dos lados do cérebro compensa o prejuízo sofrido pelo outro lado após um traumatismo craniano.

Segundo o psiquiatra Darold Treffert, o cérebro pode desbloquear áreas ainda pouco utilizadas produzindo novas habilidades.

Pip teme perder esta habilidade de repente, mas segundo os médicos, isso é raro de acontecer.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir