Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-03-2014

Presos aguardam na calçada para entrar no CDP de Sorocaba
É a segunda tentativa de transferência nesta semana. Grupo com 30 detentos ficou duas horas dentro de caminhão baú.
Presos aguardam na calçada para entrar no CDP de Sorocaba
Foto: g1.globo.com

A polícia de São Roque (SP) confirmou nesta quinta-feira (20) que fará uma nova tentativa de transferência dos presos da cadeia pública da cidade para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Aparecidinha, em Sorocaba (SP). O comboio com 30 detentos saiu de São Roque por volta das 5h30 e chegou ao CDP às 7h.

Como foram novamente impedidos de entrar, os detentos aguardaram por duas horas dentro de um caminhão baú. No entanto, após alguns deles passarem mal, a polícia determinou que eles esperaassem sentados na calçada, do lado de fora da unidade prisional.

Na última segunda-feira (17), o grupo de presos já foi impedido de entrar no CDP devido a greve dos agentes penitenciários. Eles chegaram a ficar algumas horas em frente ao presídio até que a decisão de retornar para a cadeia de São Roque fosse anunciada.

Um ofício que proíbe a entrada de mais presos na cadeia de São Roque chegou nas mãos do delegado titular da cidade, Marcelo Pontes, nesta quarta-feira (19). A decisão foi tomada pelo juiz corregedor da cadeia, Flávio Roberto de Carvalho, depois de uma visita ao local na última sexta-feira (14).

Após receber o documento, Pontes afirmou que não vai mais receber presos já que a cadeia, que tem capacidade para receber cerca de 30 detentos, está com 80 presos. A superlotação aconteceu durante o período da greve dos agentes penitenciários.

A greve dos agentes penitenciários começou há aproximadamente dez dias. Os agentes reivindicam ajuste salarial, melhoria nas condições de trabalho e valorização da profissão. Segundo o sindicato, na região, por volta de 1,5 mil funcionários de 11 unidades prisionais aderiram ao movimento, mas o banho de sol, alimentação, atendimento médico e alvará de soltura estão sendo mantidos.

Sobre o encaminhamento dos presos de São Roque e de outras delegacias da região, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que vai repassar a decisão do juiz de São Roque.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir