Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-03-2014

"Namoro para quem tem síndrome de Down é uma maravilha", diz mãe
Bruna Santos tem 31 anos e já está em seu segundo namoro. Dia Internacional da Síndrome de Down é nesta sexta-feira (21).

Foto: g1.globo.com

O dia 21 de março foi escolhido como Dia Internacional da Síndrome de Down. A escolha desta data faz alusão ao distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra. Mesmo com as limitações que a síndrome pode criar, muitas pessoas têm conseguido superar barreiras e viver normalmente, tendo relacionamentos, trabalhando e se divertindo.

Em Sorocaba (SP) essa é a realidade que Célia de Santos, idealizadora da associação Felicidade Down, presencia todos os dias. Criada há mais de nove anos, a entidade surgiu da necessidade de criar um grupo social para as pessoas que tinham a síndrome.

Célia é mãe de Bruna Santos, que têm Down. Ela sentiu a necessidade de relacionamento que a filha tinha e por isso, resolveu criar um grupo, que se reúne todo fim de semana para ajudar outras pessoas que estão na mesma situação. " Todos os estilos de pessoas têm seus "grupinhos", os rockeiros, os esportistas, e eles também precisavam disso", contou ao G1.

A partir da criação do grupo, os pais começaram a perceber uma diferença no comportamento dos filhos, já que o fato de eles estarem reunidos ajuda na melhoria da auto-estima." É maravilhoso eles poderem se relacionar em um grupo social, porque eles sabem que são pessoas comuns. Eles têm esse direito", relata Célia.

Foi dessa forma que Bruna e Paulo Toledo conseguiram se soltar mais e fazer coisas que todos os jovens fazem, como trabalhar e namorar. Bruna já está no segundo namoro, e não pretende parar de namorar mais. "Eles se encontram em eventos e aniversários, quase todo fim de semana. Para nós é apenas um namoro, mas para eles isso têm um grande significado", conta a mãe.

A maioria dos membros da Felicidade Down estão trabalhando, são cerca de 20 pessoas inseridas no mercado. "Os pais precisam entender que o trabalho é possível como é para todo mundo. Minha filha trabalha há bastante tempo, e isso ajudou muito no desenvolvimento dela e na parte de relacionamento", alerta.

Nesta sexta (21) e no sábado (22), a Felicidade Down organiza a 8ª edição da Comemoração do Dia Internacional da Síndrome de Down. O objetivo é conscientizar os pais sobre o que podem fazer os filhos que têm a síndrome.

Para mais informações sobre a entidade e os encontros realizados, o telefone de contato é (15) 3221-4377 ou (15) 99604-5943.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir