Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-03-2014

Avião desaparecido no Pará pode estar perto de área de garimpo
Polícia tenta localizar sinais de celular dos ocupantes do avião. Filha do piloto Luiz Feltrin diz que comandante era experiente.
Avião desaparecido no Pará pode estar perto de área de garimpo
Foto: g1.globo.com

As equipes de buscas que fazem parte da operação de resgate do avião bimotor que desapareceu após decolar de Itaituba na última terça-feira (18), no oeste do Pará, investigam a possibilidade do avião estar perto de uma área de garimpo localizada próximo ao município de Jacareacanga. Segundo o delegado Lucivelton Santos, a comunidade teria avistado a aeronave enquanto ela sobrevoava a região (veja vídeo acima). Após a confirmação da localização exata do garimpo, as equipes de salvamento devem traçar um raio de busca de 20 quilômetros.

Este é o quarto dia da operação que tenta localizar o avião e seus cinco passageiros. Até o momento, as equipes de salvamento já percorreram uma área de mata fechada maior que a cidade de São Paulo. Segundo a Fab, a extensão vasculhada pelas aeronaves e pelos 60 voluntários em terra chega a 1.600 quilômetros quadrados, por isso o foco das buscas mudou nesta sexta-feira (21).

"Todas as informações são checadas, são averiguadas. Estamos no momento aguardando um posicionamento para sair para uma região de garimpo. Vamos neste local", disse o delegado Santos, da polícia de Itaituba. Segundo ele, outra possibilidade para encontrar os desaparecidos é através de sinais de celular. "Nós estamos trabalhando em cima desta linha de investigação para tentar localizar o aparelho e, obviamente, os passageiros e a aeronave".

A filha do piloto Luis Feltrin, Jéssica Feltrin, era sócia do pai na companhia de táxi aéreo Jotan, dona da aeronave desaparecida. Ela conta que tem esperança em localizar os ocupantes da aeronave através dos celulares, já que uma das passageiras conseguiu enviar um SMS para o tio antes do avião desaparecer. "Isso (o sms) dá mais um ânimo. Também tentamos ligar no celular dele (o piloto). Chamou três vezes e não atendeu. Depois deu fora de área", recorda.

Segundo Jéssica, Feltrin era um piloto experiente e, mesmo que o avião tenha caído, os ocupantes tem acesso a equipamentos adequados para o local. "Meu pai voa nesta região há 30 anos. A aeronave tem dois anos e meio, está com a manutenção em dia e toda equipada, com kit de sobrevivência, colete, tudo", explica.

Jéssica, que acompanha o trabalho das equipes em Jacareacanga, está preocupada com os desaparecidos, mas acredita que todos possam ser encontrados e resgatados. "Tudo o que possa ser feito, está sendo feito", disse.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir