Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-03-2014

Turquia dificulta acesso à Internet, após bloqueio do Twitter
Utilizadores do Twitter começam a enfrentar novas restrições no acesso à Internet na Turquia, após o bloqueio da rede social.
Turquia dificulta acesso à Internet, após bloqueio do Twitter
Foto: expresso.sapo.pt

Os turcos têm conseguido contornar o bloqueio do Twitter no país, desde a meia-noite de quinta-feira, multiplicando as mensagens contra a proibição do governo, mas começam hoje a enfrentar novas dificuldades no acesso à Internet.

Segundo a Reuters, vários utilizadores êm conseguido aceder à rede social através da utilização de um software de rede privada virtual ( VPN) ou da alteração da configuração do Domain Name System (DNS), que permite identificar a localização do computador.

No entanto, desde esta manhã de sábado que os servidores alternativos começam também a ser bloqueados na Turquia, verificando-se a redução do número de "tweets".

Desde a proibição do Twitter no país, os turcos começaram a "uitar" sem parar a hashtag #TwitterisblockedinTurkey (#OTwitterestábloqueadonaTurquia).

O próprio presidente turco, Abdullah Gul, criticou a medida do primeiro-ministro na rede social. "Não podemos aprovar um bloqueio total de uma plataforma de redes sociais. Espero que esta situação não se prolongue por muito tempo", escreveu o presidente no Twitter.

Também a Comissão Europeia condenou a proibição na Turquia, classificando-a de "censura", enquanto os EUA defenderam ser essencial restaurar a "liberdade de expressão."

Em causa está uma ordem da Procuradoria de Istambul após o primeiro-ministro ter prometido num comício que iria proibir o Twitter no país.

"Vamos apagar o Twitter do mapa. Não me importa o que a comunidade internacional pense ou diga. Todos perceberão o quão poderosa é a República da Turquia", afirmou Recep Tayyip Erdogan, que também já tinha ameaçado proibir o Facebook e o YouTube no país.

Em causa está a difusão na rede social de várias gravações de alegadas conversas telefónicas entre o primeiro-ministro e outros membros do Governo, que segundo a oposição comprovam a existência de corrupção no Executivo.

Fonte: expresso.sapo.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir