Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-03-2014

Motorista preso por acidente com 3 mortos no Rio diz que teve mal súbito
Em entrevista à TV Globo, Dimas Vitalino disse que perdeu os sentidos. Ele responderá por homicídio e lesão corporal culposos, segundo delegado.
Motorista preso por acidente com 3 mortos no Rio diz que teve mal súbito
Foto: g1.globo.com

Preso na noite desta segunda-feira (24), o motorista do ônibus do acidente que deixou três mortos e três feridos pela manhã em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, disse à TV Globo que sofreu um mal súbito e perdeu os sentidos. Dimas Vitalino do Carmo foi preso em flagrante por policiais da 43ª DP (Guaratiba) quando buscava atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Senador Camará. Segundo o delegado Roberto Cardoso, ele responderá por homicídio culposo e lesão corporal culposa.

Dimas, que tem 24 anos de profissão e diz nunca ter se envolvido em um acidente, deixou o local com medo de ser linchado, segundo a polícia, e era considerado foragido.

Até as 22h, a Estrada do Mato Alto, onde houve o acidente, estava fechada devido a um protesto de moradores após as mortes. Pneus foram queimados e cruzes foram colocadas em canteiros. O desvio era feito pela Estrada do Magarça, segundo o Centro de Operações.

A Polícia Civil investiga se o acidente com um ônibus ocorreu porque o motorista dormiu ao volante. De acordo com o inspetor Maurício Napoleão, uma testemunha que encontrou com o motorista logo depois do atropelamento disse que o condutor afirmou ter dormido. "Ele estava sentado ali em choque, eu perguntei o que tinha acontecido, ele falou que cochilou", disse uma testemunha, em entrevista ao RJTV.

A terceira morte foi confirmada no fim da tarde. Mariana Ferreira Augusto, de 11 anos, chegou a dar entrada no Hospital Rocha Faria. Outra duas crianças morreram no local, segundo a polícia: Érica Macedo dos Santos, de 6 anos, e Melyssa Farias, de 10 anos.

Inicialmente, bombeiros disseram que Érica e mais uma mulher com cerca de 45 anos, sem identificação, teriam morrido no local. À noite, no entanto, a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros disse que a vítima sem identificação não teria como ter a idade apontada. Familiares e a polícia confimaram que o corpo era de Melyssa.

Por volta das 19h, a Estrada do Mato Alto estava interditada devido a um protesto de moradores. O ônibus da linha 266, alimentador do sistema BRT Transoeste, subiu no canteiro, invadiu a pista no sentido contrário e acertou um grupo de pessoas.

Aline Macedo, mãe de Érica, disse ao RJTV que estava ao lado dela na hora do atropelamento. "Eu estava com as crianças, a gente atravessou, o ônibus veio do nado, subiu o canteiro ali, saiu arrastanto todo muindo. Tentei puxar, não consegui puxar nenhuma delas. Uma das minhas filhas está morta", disse, emocionada.

Os feridos foram atendidos no Rocha Faria. Além de Mariana, que morreu na unidade, a Secretaria de Estado de Saúde confirma que deram entrada no hospital: Stephanye Macedo dos Santos, de 6 anos, Teresa Nunes Crispi, de 55 anos, e uma criança de 5 anos. Os três foram levados com estado de saúde moderado, segundo os bombeiros. À tarde, Stephanye foi transferida para o Hospital de Saracuruna, na Baixada Fluminense.

O condutor Dimas Vitalino do Carmo tem cerca de 60 anos, e fudiu do local do acidente inicialmente. Os agentes ainda vão analisar as câmeras de segurança do veículo, cedidas pelo Rio Ônibus, que lamentou o acidente (leia a íntegra da nota no fim da reportagem).

"A testemunha disse que foi apartar um tumulto no local, porque moradores queriam linchar o motorista. Nesse momento, ele [o condutor do ônibus] aproveitou para fugir", contou o inspetor Napoleão.

"A testemunha disse que foi apartar um tumulto no local, porque moradores queriam linchar o motorista. Nesse momento, ele [o condutor do ônibus] aproveitou para fugir", contou o inspetor Napoleão.

Moradores de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, reclamam da sinalização precária e dos constantes acidentes na Estrada do Mato Alto. Quem mora na região apelidou a curva da estrada do Mato Alto, perto do Largo do Correia, como a curva da morte, depois das sucessivas tragédias. Marcela da Silva, tia de Erica Macedo dos Santos, disse que o sinal de trânsito onde o acidente ocorreu não funciona corretamente.

"Todo mês tem um acidente aqui. O radar de velocidade não funciona e os motoristas de ônibus vêm correndo, às vezes a gente não consegue nem pegar porque eles não param a tempo. O sinal está sempre verde, com defeito", disse ela, revoltada.

Por volta das 13h, os moradores tentaram impedir a remoção do ônibus, que interditava o sentido Campo Grande da via. Alguns moradores atiravam pedras no veículo e o clima de revolta entre os observadores. Eles negavam a informação de que o acidente teria sido motivado pela roda do ônibus, que teria soltado e atingido as vítimas. "Vocês estão vendo alguma roda aqui? É mentira!", dizia uma mulher que chegou pouco depois da colisão.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir