Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-03-2014

Assembleia decide futuro da greve do Consaúde no Vale do Ribeira
Profissionais estão parados desde a última quarta-feira (19). Eles pedem melhores condições de trabalho e reajuste salarial.
Assembleia decide futuro da greve do Consaúde no Vale do Ribeira
Foto: g1.globo.com

Uma assembleia será realizada nesta terça-feira (25) e deve definir o futuro da greve dos funcionários do Consaúde, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo. Eles estão parados desde a última quarta-feira (19). Um protesto foi realizado na cidade de Pariquera-Açú.

Os grevistas saíram às ruas onde fica o maior hospital público da região. Com faixas e com caras pintadas, eles distribuíram panfletos explicando aos moradores o motivo da greve. "Precisa mesmo lutar para ver se melhoram as condições, porque é em benefício da população, principalmente dos menos favorecidos", diz a aposentada Zilá Zanella.

Além das perdas salariais ao longo de 10 anos, o que dá um reajuste de 35% no salário, a reivindicação também é de aumento no vale alimentação, pagamento de horas extras, plano de carreira, entre outras propostas. Os funcionários das unidades gerenciadas pelo Consaúde percorreram as ruas do Centro de Pariquera-Açú e, em seguida, foram até a prefeitura. Já dentro do prédio, eles pediram uma reunião com o prefeito da cidade.

Essa semana o movimento ganhou o apoio de mais uma categoria, a dos enfermeiros. "Está faltando funcionários, tem uma defasagem, eles dobram plantão, fazem desvio de função, cobrem mais do que dois setores. Isso causa risco de segurança de trabalho", explica a diretora do Sindicato dos Enfermeiros, Anuska Sales Cruz.

Desde que a greve começou, os trabalhadores não aceitaram o discurso apresentado pelo Consaúde, de que o órgão não teria dinheiro para repor as perdas. A categoria questiona, por exemplo, unidades como a do Centro de Atenção Psicossocial Regional, o Caps2 em Juquiá. Ela aparece na prestação de contas em pleno funcionamento, recebendo uma verba anual de R$ 980 mil .

As propostas para o fim da greve vão ser discutidas nesta terça-feira em uma assembleia em Pariquera-Açú.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir