Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-03-2014

Obama quer que NSA deixe de coletar e armazenar dados telefônicos
Governo tenta dar resposta após a polêmica sobre a vigilância da NSA. Agência precisará de autorização da Justiça para obter acesso aos dados.
Obama quer que NSA deixe de coletar e armazenar dados telefônicos
Foto: g1.globo.com

O governo do presidente Barack Obama prepara um projeto de lei para acabar com a polêmica vigilância das comunicações telefônicas realizada pela Agência Nacional de Segurança (NSA), informou nesta segunda-feira (24) a imprensa americana.

"A NSA colocará fim a sua sistemática de obter dados a partir de telefonemas dos americanos", revela o site do jornal "The New York Times", que cita funcionários do governo.

"Os registros permanecerão com as companhias telefônicas, que não precisarão reter as informações por mais tempo que o normal. A NSA poderá ter acesso a registros específicos, mas apenas com a autorização de um juiz, utilizando um novo tipo de ordem judicial", afirma o Times.

O projeto de lei do governo buscará estender - por mais 90 dias - o período de autorização para o atual programa de vigilância. "Após este prazo (...) será submetido a importantes mudanças".

As mudanças incluirão um prazo menor para a NSA reter informações. O prazo atualmente é de cinco anos.

A proposta do governo Obama também inclui "um papel judicial para determinar se há um nível de suspeita necessário para justificar o monitoramento telefônico antes que a NSA possa obter os dados", revela o site do New York Times.

O vazamento de informações por parte do ex-analista de Inteligência Edward Snowden sobre a espionagem das comunicações realizada pela NSA gerou indignação em todo o planeta.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir